domingo, 4 de agosto de 2013
Alergia e Rinite
Resposta alterada do sistema imunológico diante de substâncias que normalmente são inofensivas à maioria dos seres humanos.
A função deste sistema é distinguir o que faz parte do nosso corpo daquilo que nos é estranho; quando detecta um intruso, o organismo age por meio de uma resposta.
Devido à condição genética do indivíduo alérgico, a reação imunológica é exagerada quando a exposição à substância estranha – chamada de alérgenos – se repete.
Isso provoca manifestações clínicas que dependerão da região do organismo em que estas respostas ocorrerem.
Quando esta alergia se manifesta nas narinas, é chamada de rinite alérgica.
Obstrução nasal, espirros freqüentes, prurido nasal e coriza (secreção) clara abundante.
Coceira na garganta e nas orelhas podem estar presentes, assim como alguns sintomas oculares associados: lacrimejamento, prurido, inchaço e vermelhidão nas pálpebras.
Voz desnasalizada, diminuição do olfato, respiração oral, ronco noturno e mau rendimento físico e mental também podem aparecer.
Não é rara a associação da rinite alérgica com outras manifestações alérgicas como asma brônquica, dermatites e conjuntivites alérgicas.
Muito comum que a rinite alérgica tenha como manifestação, também, a dor de cabeça e isso faz as pessoas equivocadamente dizer que são portadoras de sinusite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O Cymbalta (duloxetina) é um novo antidepressivo, fabricado pelo laboratório norte-americano Eli Lilly. Pertence a uma classe de drogas ...
-
Equimose é uma infiltração de sangue na malha de tecidos do organismo, devido à ruptura de capilares. Ela geralmente está relacionada a ...
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...

Nenhum comentário:
Postar um comentário