Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

Líquen Plano


Líquen plano é uma doença inflamatória crônica que afeta as mucosas, a pele, as unhas e o cabelo, acometendo igualmente homens e mulheres, sendo inabitual em crianças. A área mais comumente envolvida é a mucosa da boca.

As lesões orais são mais frequentes e resistem mais ao tratamento que as cutâneas. O aparecimento das lesões, em geral, está associado ao estresse.

A doença começa com pequenas pápulas que logo se combinam até formarem placas rugosas e descamativas.

As lesões bucais podem ser lineares, anulares ou reticulares e terem diferentes formas clínicas: erosiva, reticular, atrófica, bolhosa, em placa ou papular.

A forma reticular, tipo mais comum, caracteriza-se pela presença de numerosas linhas ou estrias que se entrelaçam produzindo um padrão rendilhado.

Embora haja controvérsias entre autores, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o líquen plano como uma condição pré-maligna.

Na verdade, apenas uma pequena parcela (menos de 0,5%) dos líquens planos transforma-se em cânceres, mas o risco de malignização aumenta na presença de fatores mutagênicos, como o álcool, o fumo e a candidíase.

Ainda são desconhecidas todas as causas de líquen plano, porém sabe-se que as lesões aparecem com mais frequência em situações de estresse. A doença tende a desaparecer por si só, mas volta a aparecer em alguns meses.

Os episódios da doença podem durar anos, são muito incômodos e desconfortáveis para o indivíduo.

Nenhum comentário: