Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2013

Uveítes



Uma uveíte é uma inflamação que atinge a úvea (veja imagem) ou uma de suas partes: íris, corpo ciliar e coróide.

Ela pode ser anterior, intermediária e posterior, de acordo com a região afetada.

Pode acontecer de atingir apenas um olho, mas também pode afetar os dois.

Pode ser causada por vírus, fungos e bactérias.

Entretanto outras doenças podem causar uveítes, como, por exemplo, toxoplasmose, herpes, citomegalovirose, tuberculose e sífilis.

Além disso, observa-se que doenças reumáticas podem causar uveítes, como, por exemplo, a artrite reumática e o lupus eritematoso (sistêmico), da mesma maneira que moléstias degenerativas como a leucemia.

Traumas podem ser agentes causadores de uveítes, também.



Sintomas

* Hiperemia (olho vermelho);

* Fotofobia (sensibilidade à luz);

* Dor;

* Visão turva, embaçada;

* Pequenos pontos escuros que se movimentam.

Olho vermelho e dor são sintomas comuns nos quadros de uveítes e de conjuntivites.

Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância, uma vez que as uveítes, quando não tratadas, podem comprometer a visão definitivamente.

O diagnóstico diferencial também é importante para determinar as enfermidades sistêmicas, reumáticas ou neoplasias que podem ser a causa primária de graves alterações oculares.

Elas podem acontecer em qualquer idade, mas são um pouco mais frequentes na juventude e está mais ligada à presença de toxoplasmose.

A conduta terapêutica varia de acordo com a causa das uveítes e pode exigir a orientação do oftalmologista e de um especialista na doença de base, pois o tratamento ocular promove apenas o alívio dos sintomas, se a causa primária não for resolvida.

Por essa razão, pode ser necessário associar a indicação de antibióticos, antivirais ou antifúngicos ao uso tópico de colírios específicos.

Nas formas autoimunes, é preciso prescrever corticóides ou imunomodeladores, quase sempre por tempo prolongado.

Já nos casos de uveíte anterior, a primeira medida é dilatar a pupila e prescrever anti-inflamatório de uso local para preservar a anatomia do olho.

Nenhum comentário: