Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Botox ou toxina botulínica



Botox é o nome comercial de um dos tipos da toxina botulínica (tipo A - C6760H10447N1743O2010S32), obtida a partir da bactéria anaeróbia Clostridium botulinum. Para fins unicamente médicos, é utilizada uma forma injetável da toxina purificada.

A toxina botulínica aplicada por via muscular produz uma paralisia muscular localizada, por denervação química, a qual produz uma atrofia do músculo que, posteriormente, desenvolve novos receptores para a acetilcolina e a debilidade que se instalará acaba se revertendo.

Em pequenas doses, a proteína botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos e então, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

Assim, se aplicada na face, para efeitos estéticos (aplicação mais comum), as linhas de expressão são suavizadas e, em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses.

Após este período ela pode ser reaplicada.

O Botox deve ser aplicado por injeções, diretamente no músculo que se deseja afetar.

O procedimento deve ser realizado por profissionais experientes e treinados.

A toxina botulínica deve ser diluída em cloreto de sódio 0,9% em volume de acordo com as indicações.

A toxina sofre desnaturação por agitação violenta, por isso o diluente deve ser injetado suavemente para dentro do frasco.

O produto liofilizado e o diluente não contêm conservantes ou preservativos.

A solução resultante é incolor e livre de partículas e deve ser descartada sempre que não conservar essas características.

O produto, conservado em temperatura fresca (congelador entre 2 e 8°C) deve ser aplicado dentro de quatro horas após ser retirado do congelador e reconstituído.

A administração intramuscular é local, segundo indicações específicas.

Além das indicações terapêuticas, o medicamento também é usado com finalidades estéticas ou higiênicas.

Na dermatologia tem sido utilizado para tratamento de rugas de expressão, sorriso deprimido e para tratamento de hiperidrose palmar e ou axilar.

Medicamente, o Botox é utilizado para tratar o estrabismo, o blefaroespasmo, o espasmo hemifacial, as distonias e espasticidades musculares, bem como condições urológicas como incontinência urinária ou bexiga hiperativa.

No caso das distonias (contração muscular involuntária causando distúrbios funcionais, dolorosos e estéticos) e espasticidades (contração muscular involuntária e permanente que causa dores e posturas anormais) a toxina botulínica é aplicada diretamente nos músculos comprometidos, provocando relaxamento e bloqueando a atividade motora involuntária.

O Botox também é utilizado para tratamento de crianças com problemas musculares, permitindo a elas terem um grau maior de flexibilidade muscular.

A toxina botulínica é um veneno natural muitíssimo mais poderoso que o cianureto, mas a dosagem aplicada para fins terapêuticos e estéticos é muito pequena e incapaz de desencadear as reações do envenenamento.

Na verdade, ela é o mais potente veneno conhecido.

A intoxicação alimentar pela toxina botulínica, no entanto, é uma condição extremamente grave e frequentemente fatal, que causa uma paralisia muscular progressiva incurável, que pode afetar a musculatura respiratória e levar à morte.

Nenhum comentário: