Pesquisar este blog

sábado, 29 de dezembro de 2012

Francis Galton




"Sir" Francis Galton era um verdadeiro gênio que escreveu proficuamente a respeito de várias áreas das ciências, incluindo antropologia, criminologia, geografia, meteorologia, biologia e psicologia.

Galton era o mais novo de nove filhos de um próspero banqueiro, nasceu em uma família socialmente abastada. Aos 16 anos, começou a aprender medicina, mas interessou-se pela matemática, formando-se nesta.

Depois voltou a estudar medicina até à morte do seu pai, decidindo então por viajar e conhecer toda a África. Voltando, escreveu muito a respeito de suas viagens, fez muito sucesso por isso, mas deixou viajar quando se casou. Deu atenção a meteorologia, criando instrumentos e mapas aperfeiçoados e usados até hoje.

Casou-se em 1853 com Louisa Jane Butler e permaneceu casado com ela por 43 anos, sem ter filhos.

Galton tinha um intelecto prolífero (um QI estimado de 200), e produziu mais de 340 artigos e livros em toda sua vida.

Pesquisou a distribuição geográfica da beleza, a moda, as impressões digitais, a eficácia da oração religiosa e o levantamento de peso.

Também criou o conceito estatístico de correlação, a amplamente promovida regressão em direção à média e várias invenções como um periscópio, um dispositivo para abrir cadeados e uma versão inicial da impressora de teletipo.

Ele foi o primeiro a aplicar métodos estatísticos para o estudo das diferenças e herança humanas de inteligência, e introduziu a utilização de questionários e pesquisas para coletar dados sobre as comunidades humanas, o que ele precisava para obras genealógicas e biográficas e para os seus estudos antropométricos.

Como pesquisador da mente humana, fundou a psicometria (a ciência da medição faculdades mentais) e a psicologia diferencial.

Nenhum comentário: