Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Musicoterapia: Música para alegrar a vida!

Em certos momentos a música cai como uma luva para alegrar o coração. Mas, claro, depende da qualidade da música e dos músicos.

Musicoterapia

A musicoterapia é uma terapia que utiliza música, sons e instrumentos musicais como forma de tratamento e prevenção de problemas de saúde.

Durante as sessões, o musicoterapeuta e a pessoa que buscou o tratamento se comunicam e interagem fazendo música.

O ato de fazer música, além de ser prazeroso, é carregado de emoções, afetos e diz muito sobre a pessoa.

Para realizar o tratamento não é necessário saber música ou tocar algum instrumento.

O tratamento musicoterapêutico tem por objetivo principal melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

O musicoterapeuta é um profissional que cursou uma faculdade de musicoterapia com duração de quatro anos, portanto possui conhecimentos necessários para conduzir as sessões e o tratamento.

A clínica musicoterapêutica com bebês de 0 a 3 anos tem por objetivo trabalhar o relacionamento mãe – pai – bebê, uma vez que as condições emocionais do bebê se desenvolvem neste período em um processo de intercâmbio afetivo e emocional.

Dificuldades neste relacionamento inicial podem ocasionar diversos problemas para o bebê como dificuldades de sono, amamentação, retraimento, agitação entre outros sintomas e pode ainda afetar negativamente o relacionamento entre os pais. Nas sessões de musicoterapia, auxiliados pelo musicoterapeuta, mãe, pai e bebê se comunicam e expressam seu afetos e emoções através da música. A música cria um ambiente emocional fértil, seguro e acolhedor que favorece a construção de um relacionamento parental sólido e gratificante.

A musicoterapia com crianças atua nas dificuldades de comunicação e relacionamento destas com os pais e com outras crianças bem como nas dificuldades de aprendizagem, de brincar e lidar com frustrações. Com o auxilio do musicoterapeuta, o processo de “fazer música” durante as sessões de musicoterapia apresenta inúmeras situações onde criança utiliza suas próprias condições criativas e emocionais que serão de fundamental importância no convívio com o outro e na sociedade.

A musicoterapia também é indicada às crianças com transtornos globais do desenvolvimento (autismo, Asperger) e atua nas possibilidades de comunicação e interação, melhorando assim o convívio familiar e social. Crianças com outros quadros psiquiátricos (depressão, esquizofrenia, entre outros) também podem ser beneficiadas pelo tratamento musicoterapêutico.

Com adolescentes a musicoterapia pode atuar nas dificuldades de comunicação, socialização, relacionamentos e integração escolar, bem como nas dificuldades de aprendizado de origem emocional.

O trabalho musicoterapêutico com adultos é indicado em diversas circunstâncias: dificuldades com questões emocionais, crise nos relacionamentos pessoais, familiares ou no trabalho. A necessidade de superar traumas, elaborar a perda de alguém querido também são queixas freqüentes. Através da música e do auxilio do musicoterapeuta a pessoa entrará em contato consigo mesma e se verá em um ambiente propício para expressar seus conteúdos internos, reestruturar-se e sentir-se mais segura.

A musicoterapia também é indicada em quadros psiquiátricos (depressão, esquizofrenia, por exemplo) e em processos de reabilitação (coma, AVE, traumatismos, pós-cirúrgico, entre outros). Pessoas que sofrem de estresse e dor crônica também podem ser beneficiadas pelo tratamento musicoterapêutico. A música atua como facilitadora da comunicação e expressão de conteúdos emocionais, auxiliando a pessoa durante esse período delicado de sua vida.

A musicoterapia com o idoso trabalha as questões emocionais envolvidas no processo de envelhecer. Com a ajuda do musicoterapeuta a pessoa terá a oportunidade de compreender quem ela é, quais são seus papéis e o que pode fazer de melhor para lidar com sua própria vida.

Outra possibilidade de aplicação da musicoterapia como idoso se dá nos quadros de demência (Alzheimer, Parkinson, entre outras).

Clique no link abaixo e divirta-se um pouco: Nesse caso, a música é linda e não há o que discutir e a música envolve a todos os que transitam pelo lugar.



http://www.youtube.com/watch_popup?v=GBaHPND2QJg&vq=medium"

Nenhum comentário: