Pesquisar este blog

domingo, 12 de agosto de 2012

Doença De Sandhoff (Gangliosidose G(M2) Tipo II; Doença da Deficiência de Hoxosaminidase A e B)

Imagem retirada a pedido.


Doença hereditária autossômica causada por deficiência das enzimas hexosaminidase A & B (v. BETA-N-ACETILHEXOSAMINIDASE) que leva ao acúmulo de gangliosídeo GM2 e globosídeo esfingolipídeo em neurônios e outros órgãos.

As manifestações clínicas assemelham-se à doença de tay-sachs, mas a doença não se limita aos judeus asquenazi e pode caracterizar-se por hepatosplenomegalia.

A forma infantil se apresenta nos primeiros 4 meses de vida com atraso psicomotor, hipotonia seguida de espasticidade e manchas vermelho-cereja na mácula. Foram relatados raros casos das formas juvenil e adulta. (Tradução livre do original: Menkes, Textbook of Child Neurology, 5th ed, p92)

Doença de Tay-Sachs

Gangliosidose hereditária recessiva autossômica, caracterizada pelo início nos primeiros 6 meses de vida por uma resposta alarmante exagerada, atraso no desenvolvimento psicomotor, hipotonia (seguida de espasticidade), perda visual e mancha vermelho-cereja macular.

A enzima hexosaminidase A (v. beta-n-acetil-hexosaminidase) é deficiente, levando ao acúmulo de gangliosídeo GM2 em neurônios do sistema nervoso central e retina. Esta condição está fortemente associada com ancestrais judeus asquenazis. (Tradução livre do original: Menkes, Textbook of Pediatric Neurology, 5th ed pp89-96).

Uma doença autossômica recessiva é caracterizada por atingir homens e mulheres na mesma proporção e induzida pelo gene recessivo originado do cruzamento dos pais do indivíduo.




Os gangliosídios são os esfingolipídios com extremidades ("cabeças") polares muito grandes formadas por unidades de oligossacarídeos carregadas negativamente, e que possuem uma ou mais unidades de ácido N-acetilneuramínico ou ácido siálico que têm uma carga negativa a pH 7. Os gangliósidos diferem de outros glicoesfingolipídios por possuirem este ácido.

Eu sei que não resolve muito ficar explicando essas coisa, mas, certamente, se você quiser, poderá encontrar todas as definições na internet.

O texto é mais para explicar sobre a doença...

3 comentários:

Eu disse...

Ola senhor Carlos, eu sou a mãe desta criança que você estampou a imagem sem que eu autorizasse ou soubesse, gostaria de saber com que direito ou permição vc expõe a imagem de uma criança sem a autorização dos pais. então querido,eu peço que tire a imagem de minha filha deste seu blogger você deve muito bem saber que isso é um crime neh? primeiro ela é uma criança com nome e sobrenome. segundo eu ou o pai nao autorizamos a divulgação publicação ou oque seja da imagem de minha filha por terceiros, espero que retire a imagem o qaunto antes

Carlos Alberto Rey disse...

Imagem retirada.
Não é minha intenção ofender ninguém.
Só quero informar, mais nada.
Entretanto, devo citar que a imagem está publicada sem qualquer citação de direitos autoriais e, por isso, eu a coloquei no blog.
Perdão.

Carlos Alberto Rey disse...

Seja criterioso/a ao colocar fotos e vídeos na Internet

Tenha sempre presente que todos os conteúdos que publicar podem ser usados ou linkados noutros contextos sem a sua autorização expressa. Evite publicar fotos ou vídeos que o/a possam prejudicar no presente ou futuro. Os conteúdos podem ser vistos por qualquer pessoa, familiares, professores, actuais ou futuros colegas de trabalho.

Assim que publique uma imagem ou um filme na internet, estes ficarão sempre disponíveis através das muitas ferramentas de arquivo existentes na internet, mesmo que os apague. Até lá, as imagens e videos podem ser copiados, cortados, manipulados e republicados na internet, fora do seu contexto original, por qualquer utilizador mal intencionado. Preserve a sua imagem.

Este texto foi retirado de um site que aborda segurança na internet, para deixar mais claro o problema de exposição de imagens, quando as publicamos.

É para esclarecer quem, porventura, venha a reclamar de imagens copiadas de sites que não discriminam direitos autorais, como fazem muitos profissionais de imagem, ao ter o cuidado de deixar claro a questão de que o que fazem PERTENCE a eles e literalmente bloqueiam o acesso a cópias.

Copiar imagens e divulgar na internet NÃO É CRIME, desde que não se altere o contexto de sua publicação, desde que não se faça uso indevido do que venha a ser usado ou que se promova difamação utilizando a imagem.