Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Luxações





Uma luxação é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações do corpo.

Em geral, uma luxação acontece quando uma força externa atua direta ou indiretamente sobre uma articulação, empurrando o osso para fora da sua posição normal. É muito comum que isso aconteça nos traumas de certa intensidade.

Embora seja possível ocorrer luxação em qualquer articulação, os locais mais comuns são ombros, dedos, joelhos, punhos e cotovelos.

Quais são os tipos de luxações?

Uma luxação pode ser completa ou incompleta. Chama-se luxação completa àquela em que os segmentos ósseos que constituem a articulação ficam completamente desunidos e luxação incompleta (ou subluxação) àquela em que a união dos segmentos ósseos é reduzida, mas não é completa.

Na maioria das vezes a extremidade do osso deslocado fica no interior da cápsula articular (luxação intracapsular), mas em alguns casos ela fica no exterior da mesma (luxação extracapsular).

Quais são as causas das luxações?

Na maioria das vezes, a luxação é provocada por um traumatismo violento incidindo sobre a articulação. O traumatismo pode também incidir indiretamente como acontece, por exemplo, em caso de luxações da articulação do ombro provocada por uma queda em que o indivíduo se apoia sobre o cotovelo ou a mão.

A luxação pode resultar de um movimento ou torção violento, súbito e intenso como quando uma criança caminha de mão dada com um adulto e tropeça. Em alguns casos, a luxação é originada pela deterioração dos elementos de sustentação da articulação (ligamentos, cápsula articular, tendões e músculos), consequente de uma doença ou de uma malformação congênita.

Quais são os sinais e sintomas das luxações?

A dor aparece imediatamente após o acidente, o que dificulta ou impede qualquer tentativa de movimentar a articulação afetada. A articulação se apresenta deformada e à palpação nota-se o osso fora do seu lugar habitual. O deslocamento do segmento ósseo pode impossibilitar a normal realização dos movimentos da articulação lesionada. Caso a luxação afete uma articulação de um membro, por vezes a extremidade dele fica um pouco mais curta ou mais longa do que o normal.

Caso não se tenha realizado o tratamento adequado, a articulação pode ser fixada numa posição anômala. Neste caso, a articulação permanecerá deformada e com uma limitação funcional mais ou menos significativa.

A zona afetada deve ser imobilizada após a realização da redução da luxação e os elementos de sustentação da articulação devem ser adequadamente reparados, em caso contrário propiciará certa instabilidade à articulação.

Como o médico diagnostica as luxações?

Uma primeira impressão decorre do exame clínico. Em seguida, as radiografias são necessárias e suficientes para confirmar o diagnóstico. Além disso, ajudam a detectar possíveis fraturas que possam ter ocorrido no momento da luxação.

Como as luxações são tratadas?

A articulação comprometida deve ser “reduzida” (recolocar o osso na sua posição original) rapidamente, já que, quando deslocada, o suprimento sanguíneo normal pode estar comprometido.

Uma articulação luxada só pode ser “reduzida” com sucesso por um médico treinado, uma vez que isso exige uma técnica especializada.

A articulação deve ser adequadamente manipulada de volta para sua posição original, num processo que normalmente exige o emprego de muita força e que é muito doloroso. Consequentemente, ele deve ser feito sob sedação, em uma sala de cirurgia e sob anestesia geral. Dependendo da gravidade das luxações elas podem requerer estabilização cirúrgica.

Apenas casos mais leves podem ser reduzidos sob efeito de analgésicos ou anestesia local.

Aquelas luxações em que haja destruição de partes moles ou as que sejam recidivantes podem, também, demandar intervenção cirúrgica. Para diminuir a dor persistente, normalmente são indicados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides.

Quais são os primeiros socorros a serem prestados em casos de luxações?

Antes de chegar a um serviço médico, o paciente ou aqueles que o acompanham devem ter alguns cuidados:

• Providencie socorro médico o quanto antes, já que quando a articulação é deslocada, o suprimento sanguíneo normal pode estar comprometido e, além disso, a reação inflamatória que sobrevém logo em seguida pode fazer com que a redução não possa mais ser realizada através de manobras manuais, sendo necessária a realização de uma intervenção cirúrgica.
• Não tente recolocar o osso no lugar, pois isso pode piorar o quadro, rompendo vasos, comprimindo nervos, etc.
• Imobilize a articulação na posição em que ela tenha ficado, com uma tala ou tipoia, até chegar ao socorro médico.
• O paciente não deve comer até ser atendido pelo médico, já que poderá necessitar de anestesia geral para reduzir a luxação, o que requer jejum.
• Como evoluem as luxações?
• As articulações que uma vez tenham sido luxadas ficam mais susceptíveis a sofrer novas luxações, devido ao enfraquecimento dos músculos e ligamentos que mantêm a articulação no lugar habitual. Para minimizar este problema e recuperar a plenitude funcional da articulação comprometida, toda luxação deve ser acompanhada por fisioterapia.

2 comentários:

Anônimo disse...

sofro há 14 anos luxação bilateral de quadris, só piora com o passar dos anos. é triste saber que podia ser corrigido quando criança. nem perceberam o problema. tenho uma vida limitada por conta das dores e perca de equilíbrio. e o pré conceito das pessoas, já que meu corpo parece perfeito."parece" os médicos dizem que é me não operar ainda por conta da minha idade. adoeci com 28 tenho 42.

Carlos Alberto Rey disse...

Eu pensaria seriamente em cirurgia!