Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Remoção de pólipos adenomatosos por colonoscopia previne a morte por câncer colorretal






A colonoscopia preveniu a morte pelo câncer colorretal em cerca de 53% dos casos através da retirada de pólipos adenomatosos. O estudo National Polyp Study (NPS), publicado pelo The New England Journal of Medicine, avaliou o efeito em longo prazo da polipectomia colonoscópica na mortalidade por este tumor.

Foram incluídos nesta análise todos os pacientes com pólipos (adenomatosos ou não adenomatosos) prospectivamente encaminhados para colonoscopia no centro clínico do National Polyp Study no perído de 1980 a 1990. O National Death Index foi usado para identificar as mortes e para determinar a causa das mortes.

A mortalidade pelo câncer colorretal entre os pacientes que tiveram pólipos adenomatosos removidos foi comparada à mortalidade esperada por câncer colorretal na população geral, estimada pelo Surveillance Epidemiology and End Results (SEER) Program, e também com a mortalidade por câncer colorretal em pacientes com pólipos não adenomatosos (grupo controle).

Em 2602 pacientes que tinham pólipos adenomatosos removidos durante a participação no estudo, após uma média de 15,8 anos, 1246 pacientes tinham morrido de qualquer causa e 12 morreram de câncer colorretal. Dado um número estimado de 25,4 mortes esperadas por câncer colorretal na população geral, a polipectomia colonoscópica sugeriu uma redução de 53% na mortalidade. A mortalidade foi semelhante entre pacientes com adenomas e aqueles com pólipos não adenomatosos durante os primeiros 10 anos após a polipectomia.



Fonte: The New England Journal of Medicine, de 23 de fevereiro de 2012

Nenhum comentário: