Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Azeite de oliva e óleo de girassol usados em frituras talvez não aumentem o risco de doença coronariana,




Olha aí: talvez seu alimento frito não seja tão pernicioso assim para você!


Frituras feitas com azeite de oliva ou óleo de girassol podem não aumentar o risco para doenças coronarianas, de acordo com estudo espanhol publicado no British Medical Journal (BMJ).

Um estudo de coorte prospectivo foi realizado na Espanha com a participação de 40.757 adultos, em idades variando entre 29 e 69 anos e livres de doenças coronarianas no início da pesquisa.

Durante o seguimento médio de onze anos, 606 eventos de doenças coronarianas foram diagnosticados e 1.135 mortes por todas as causas ocorreram.

Já é sabido que o consumo de frituras está associado a fatores de risco para doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, obesidade e baixos níveis de colesterol bom (HDL). A associação entre o consumo de alimentos fritos e doenças coronarianas já foi avaliada em outras pesquisas, mas com resultados heterogêneos.

O presente trabalho mostrou que na Espanha, um país Mediterrâneo, no qual o azeite de oliva e o óleo de girassol são usados nas frituras, o consumo de alimentos fritos não foi associado a doenças coronarianas ou a outras causas de mortalidade. No entanto, frituras feitas com outros tipos de óleos ou com gorduras reaproveitadas e o consumo de lanches rápidos fritos e com alto teor de sal podem causar danos à saúde.

Às vezes eu me pergunto: quem financiou esta pesquisa? Mas é só uma pergunta, nada mais.

Fonte: BMJ, de 24 de janeiro de 2012

Nenhum comentário: