Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Oligoelementos: Boro.





O boro começou a atrair atenção especial devido a um estudo recente que indica seus possíveis benefícios na prevenção da osteoporose pós menopausa, estudos mostram a capacidade do boro em aumentar a produção estrogênica (incluindo a testosterona).

O boro é um mineral encontrado principalmente nos alimentos de origem vegetal. Aparentemente, é essencial ao crescimento e desenvolvimento das plantas. Embora se acredite que seja importante para o crescimento e desenvolvimento de animais, sua importância em animais e seres humanos ainda não foi comprovada. Por outro lado, seus efeitos estimulantes da saúde em seres humanos estão se tornando cada vez mais aparentes.

Em mulheres após a menopausa, uma vez que a carência de boro incrementa a excreção urinária de cálcio e magnésio e reduz as concentrações séricas de 17- beta- estradiol e testosterona. Também recomendado na prevenção da osteoporose. Estudos recentes defendem a hipótese de que o Boro influencia o metabolismo das macro minerais e afeta o metabolismo de hormônios. O Boro otimiza o metabolismo do cálcio, potássio, magnésio, vitamina D e influencia a ação do paratormônio, e a eficiência funcional das membranas.

Otimiza o metabolismo do magnésio quando há deficiência deste mineral. A suplementação com boro reduz a excreção de magnésio, visto que, níveis de magnésio inferiores ao ideal são bastante comuns, especialmente nos usuários de diuréticos e digitálicos. O nível reduzido de magnésio pode ser um fator importante na doença cardíaca isquêmica e em outras formas de doenças cardiovasculares. O efeito moderador de magnésio exercido pelo boro é de grande importância nesses casos. Benéfico no tratamento da artrite e desenvolve a musculatura. As doenças relacionadas com a deficiência desse mineral são: osteoporose, artrite reumatóide, sintomas da menopausa e perda de cálcio, magnésio e fósforo na urina.

O boro é importante na suplementação hormonal pois ele ofereçe grupos hidroxidos necessários para a formação da 17 alfa hidroxipregnenolona um importante precursor hormonal.

É indicado também para atletas por contribuir no desenvolvimento muscular, apesar de não configurar como um anabolizante.

Outro estudo ainda não completamente demonstrado, indica benefícios do boro como opção de tratamento a longo prazo da artrite reumatóide.

Nenhum comentário: