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sábado, 19 de novembro de 2011
Síndrome do X Frágil
É uma condição genética herdada, produzida pela presença de uma alteração molecular, ou mesmo de uma quebra na cadeia do cromossomo X, condição esta associada a problemas de conduta e aprendizagem.
• A doença é muito mais freqüente em meninos que em meninas talvez porque nos homens há apenas 1 cromossomo X , sendo este X defeituoso.
• Já nas mulheres há 2 cromossomos X , portanto o índice de doentes é mais baixo.
Características clínica no menino:
• Região frontal possui alguma protuberância;
• Face alongada;
• Orelhas grande e, freqüentemente, de implantação baixa;
• Projeção da mandíbula para frente;
• Aumento do tamanho dos testículos.
• Retardo no aparecimento da linguagem;
• Severos problemas de atenção;
• Instabilidade de conduta, oscilando de amigável a violento;
• Pode coexistir um quadro de autismo infantil;
• Padrão de personalidade retraída evidenciado logo na infância;
• Pobre contato visual com olhar evasivo;
• Onicofagia (comer unhas desde a infância).
• Hipotonia (flacidez muscular);
• Retardo intelectual;
• Convulsões podem estar presente em até 20% dos casos.
Nas meninas a sintomatologia:
• Freqüentemente encontramos meninas com a síndrome mas clinicamente normais ou “quase” normais, sendo a causa de maior preocupação as dificuldades de aprendizagem.
Critérios Diagnósticos :
• Levantar hipóteses na educação infantil.
• Progressiva ausência de respostas às pessoas.
• Déficit no desenvolvimento da linguagem.
• Alguns sintomas semelhantes ao autismo: respostas bizarras, resistência a mudanças, apego anormal a objetos.
• Alterações na fala.
• A maioria das criança não conseguem elaborar frases curtas antes dos dois anos e meio.
• As alterações na fala inclui a escolalia (repetição de fonemas)
• Fala rápida.
• Ritmo desordenado.
• Voz alta.
• Uso freqüente de frases automática.
Características cognitivas:
• Os graus de deficiências nas crianças são muito variados.
• Os graus mais leves são compatíveis com boa habilidade verbal e apreensão rápida dos estímulos ambientais, conseqüentemente a aprendizagem nesses casos é boa
• Os portadoras da síndrome com retardamento mental se dá predominantemente por estimulação visual e a maioria apresenta dificuldades em resolver problemas (alterações no lobo frontal).
• Quase todos os pacientes apresentam problemas de atenção e hiperatividade .
• Existem também oscilações do humor e agressividade. A agressividade predomina nos jovens.
• Ansiedade e comportamento obsessivo são outros problemas que podem surgir na síndrome.
• Recomenda-se para professores alternativas de métodos diferenciados para prender a atenção e controlar a ansiedade das crianças.
• Existindo um comprometimento de aprendizagem, uma adequação curricular é a nova proposta, para que a criança cresça dentro dos seus limites de aprendizagem.
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