Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Noções sobre memórias

Ivan Pavlov



Nosso cérebro tem uma complexa estrutura capaz de arquivar enorme número de informações, seguindo uma certa hierarquia, como se pode observar no resumo que coloco abaixo:

Memória de longa duração - arquiva informações após alguns instantes até por vários anos. Ela é dividida de modo a se entender suas capacidades, em:

1. Memória declarativa (explícita) = "saber o que", que armazena fatos (como as informações para passar em uma prova) e eventos (como um episódio único - aniversários de pessoas próximas);

2. Memória não declarativa (implícita) = "saber como", que tem vários níveis de armazenamento de informações, a saber:

a. procedural = andar de bicicleta;

b. início = influência de apresentação de elementos = primeiro contato com informações;

c. condicionamento clássico pavloviano (A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias e nos anúncios publicitários), que se divide em:

c.1. resposta emocional = medo de cobra;
c.2. resposta muscular = piscar os olhos;

d. aprendizado não associativo = hábito e sensibilização = vias reflexas.


Isso é apenas um resumo informativo e não tem qualquer intenção de deixar as informações sobre memória totalmente esclarecidas, ao contrário. A intenção é fazer você se interessar sobre o assunto.

Nenhum comentário: