Pesquisar este blog
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Mulheres fumantes têm 25% mais chances de sofrer doenças cardíacas do que homens tabagistas.
O tabagismo como fator de risco de doença coronariana para mulheres é pior do que para os homens, revelou uma revisão sistemática de artigos e resumos científicos e uma meta-análise de estudos de coorte prospectivos publicadas no periódico The Lancet.
A revisão teve como objetivo estimar o efeito do fumo sobre a doença coronária nas mulheres em comparação com os homens depois de considerar as diferenças de sexo e outros fatores de risco.
A partir de quatro bases de dados online, uma revisão sistemática e uma meta-análise de estudos de coorte prospectivos (publicados entre 1º de janeiro de 1966 e 31 de dezembro de 2010) foram realizadas nos EUA por especialistas da Universidade de Minnesota e da Johns Hopkins University. Foram incluídos os dados de 3.912.809 indivíduos e 67.075 eventos de doença coronariana2 de 86 estudos prospectivos.
Não ficou claro se os mecanismos subjacentes às diferenças entre os sexos no risco de doença cardíaca coronariana são biológicos ou relacionados a diferenças no comportamento (fumar).
Os programas de controle do tabagismo devem priorizar as mulheres, especialmente aquelas de países onde o fumo entre as jovens está aumentando em prevalência.
Fonte: The Lancet – publicação online de 11 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário