Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Zumbido no ouvido: coisa de idosos?

O zumbido no ouvido, considerado até pouco tempo atrás um problema de pessoas de meia idade ou de idosos, tem se tornado comum entre os jovens, alertam especialistas. Entre as causas apontadas estão o uso crescente e inadequado de aparelhos sonoros, estresse e erros alimentares, como consumo excessivo de doces e cafeína. Há quem aponte o celular como culpado...

O tema será destaque na décima edição do Congresso Mundial de Zumbido, que ocorre nesta semana, pela primeira vez no Brasil. Pesquisas recentes têm mostrado que a incidência do zumbido - barulho constante, que pode parecer um apito, um canto de cigarra ou um chiado de TV fora do ar - tem crescido na população como um todo.

Pesquisa feita há 15 anos pelo National Institutes of Health, dos EUA, indicava que 15% da população sofria com o problema. Novo levantamento feito no ano passado apontou índice de 24%. Se o problema continuar a crescer nessa proporção, em menos de 30 anos poderá alcançar 42%.

Por falta de informação, diz, muitas pessoas acreditam que a única solução é aprender a conviver com o zumbido. Até mesmo entre os médicos é comum esse discurso. Em muitos casos é possível curar o problema e, mesmo quando não for, é possível minimizar o desconforto. Mas faltam médicos especializados.

O primeiro passo para combater o zumbido é identificar a causa - e elas podem ser muitas. A mais frequente é a degeneração das células auditivas causada pelo processo natural de envelhecimento.

Em segundo lugar vem a poluição sonora, que, com o tempo, acaba lesando as células do ouvido. Há, porém, fatores que a maioria das pessoas desconhece que podem ter ligação com o problema auditivo, como colesterol elevado, diabete, hipotireoidismo, estresse e maus hábitos alimentares.

Outra causa comum é o problema da articulação têmporo-mandibular, por conta de bruxismo, tensão, alterações da arcada dentária, enfim, problemas na boca, que acabam "comprimindo" a região do ouvido e causando o transtorno.

O uso frequente de celular como causa de zumbido ainda é polêmico. Do meu ponto de vista o celular é agente causador na proporção do nível sonoro que se faz uso dele, assim como um tocador de mp3, isto é, quanto mais alto, mais danoso para o ouvido.

A radiação do celular como causadora de zumbido ainda é discutível...

2 comentários:

eduardo disse...

Caro Dr carlos usei viagra na dose de 25mg dia durante 05 dias consecutivos e no 6 DIA apareceu um zumbido em meus ouvidos.fiz tc e ressonancia que foram normais.Tenho ja 7 dias com zumbido.minha preocupaçao é se isso pode ser reversivel expontaneamente e se devo usar algum tipo de medicamento.grato

Carlos Alberto Rey disse...

Pelo que você descreve, se trata de um sintoma passageiro, se estiver relacionado com o uso do medicamento...