Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Explosão de micróbios!

Alguma vez você já se perguntou a que distância chega o seu espirro? Ou se pode evitar a expansão dos germes cobrindo a boca com a mão ou o cotovelo ao tossir?

Com espelho gigante e câmera de alta velocidade, cientistas tentam entender transmissão da gripe.

O equipamento permite a observação das gotículas provenientes de uma pessoa ao tossir, espirrar ou falar. Os especialistas esperam que os resultados possam ser usados para criar melhores guias de prevenção e controle de infecções.

O estudo serve para levar informações às equipes de controle de infecções, pois existe atualmente uma controvérsia sobre quais agentes patogênicos - como a gripe - são transmitidos pelo ar e, se assim ocorre, quão importante é essa via em relação às outras, como o contato direto.

Embora seja provável que uma pessoa com gripe infecte outras por meio da tosse ou de espirros, ainda pouco se sabe sobre a distância que os germes percorrem e o volume de ar e vírus que transportam.

Os vírus da gripe são transmitidos pelo ar? O que é mais perigoso: tossir ou espirrar, ou talvez rir? As diretrizes de controle de infecção se baseiam em sua maioria em pesquisas com modelos e estimativas de especialistas, não em dados científicos sólidos.

Na pesquisa, que custou US$ 800 mil (R$ 1,34 milhão) - financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa Médica de Cingapura -, Tang e seus colegas projetaram um grande espelho côncavo, como o utilizado em telescópios de astronomia.

Junto com uma câmera que pode capturar até 250 mil frames por segundo, os cientistas podem observar o aerossol, ou spray, produzido por um espirro ou tosse através do espelho.

Incrível como a tecnologia pode ajudar a "desvendar mistérios"!

Nenhum comentário: