Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Bom" colesterol pode proteger contra doença de Alzheimer...

Ter altos níveis de “bom” colesterol (HDL) pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer, segundo estudo publicado nesta semana na revista médica Archives of Neurology. De acordo com os autores, o estudo traz mais evidências da ligação entre doença cardíaca e demência, e indica uma forma de prevenir ambas as condições: aumentando os níveis de colesterol HDL.

O estudo avaliou mais de mil pessoas sem histórico de problemas de memória, que foram acompanhadas por quatro anos e examinadas a cada 18 meses. E os resultados indicaram que aqueles com maiores níveis de colesterol HDL (mais de 55 mg/dL) tinham 60% menor risco de ter doença de Alzheimer, comparados àqueles com menores níveis (abaixo de 39 mg/dL).

Foi demonstrado que você pode ter um ‘big bang’ em seus investimentos em termos de coração com o HDL, e agora há evidências - iniciais, pelo menos - de que pessoas que tem menores níveis de HDL estão, significativamente, sob maior risco de doença de Alzheimer e, provavelmente, se você modificar isso, você pode modificar seu risco. Entretanto, mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos biológicos envolvidos nessa relação.

Nenhum comentário: