Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vacinação contra o Sarampo!

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convocou hoje cerca de 12,2 milhões de paulistas, com idades entre 1 e 19 anos, para tomar a vacina contra o sarampo gratuitamente. A mobilização vai até o próximo dia 30. O objetivo da campanha, segundo a pasta, é reforçar a prevenção contra a doença, após registros de casos ocorridos nos Estados do Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

A faixa etária de 1 a 19 anos foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a doença durante a campanha contra a rubéola, realizada em 2008, quando receberam uma vacina dupla (rubéola e sarampo).

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Na capital paulista, o Instituto Pasteur (Avenida Paulista, 393) e os terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda também abrem aos fins de semana e feriados, das 8 horas às 20 horas.

O Estado de São Paulo não tem casos autóctones (originados no Estado) de sarampo desde 2000, mas a ocorrência em outros Estados e a proximidade do período de férias, quando muitos jovens irão viajar pelo Brasil ou para o exterior, reforça a necessidade de prevenção, segundo a secretaria.

Além da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, os paulistas que comparecerem aos postos de saúde também irão receber doses que estejam em atraso na caderneta como, por exemplo, da vacina contra hepatite B.

Nenhum comentário: