Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Medicação para insônia e ansiedade estariam ligados a aumento de 36% de risco de mortalidade.

Drogas sedativas estariam ligadas a um aumento de 36% no risco de mortalidade, de acordo com estudo publicado em setembro pelo Canadian Journal of Psychiatry.

De acordo com as palavras do Dr. Geneviève Belleville, da Université Laval's School of Psychology in Quebec City, Canada, o uso de medicamentos para ansiedade, dificuldades para dormir e drogas chamadas tranquilizantes menores estariam diretamente ligadas a um aumento de mortalidade em decorrência do seu uso, o que pode ser considerado controverso, na verdade, pois o que se espera do uso destes medicamentos é justamente uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Níveis de mortalidade foi 3,22 maior para participantes que relatavam uso de ansiolíticos ou drogas hipnóticas do que aqueles que não relatavam uso destes mesmos medicamentos. Mas a média relativa de problemas teria sido atenuada para 1,36 vezes mais após um ajustamento estatístico feito de acordo com fatores sociodemográficos, estilo de vida, depressão e outros fatores de saúde, demonstrando que os medicamentos não seriam, sozinhos, capazes de elevar o risco de mortalidade em níveis tão elevados.

Em verdade, podemos atribuir ao estudo um valor muito relativo, pois há uma série enorme de fatores concomitantes e participantes dos níveis de mortalidade em uma população. Entretanto, fica registrado que existe alguma elevação de risco para problemas com uso indiscriminado destes medicamentos, o que deve levar os médicos a pensar sobre seu uso e, principalmente, discutir com paciente e parentes próximos sobre sua postura e comportamento em decorrência do tratamento com esses medicamentos.

Nenhum comentário: