Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2010

Segunda onda da gripe suína virá em 2011

A preocupação das pessoas em relação à gripe suína, ou influenza A (H1N1), já não se compara com o que a população vivenciou no ano passado, quando a epidemia começou. A tão temida “segunda onda”, no entanto, deve despontar no ano que vem, segundo o virologista britânico John Oxford, um dos maiores especialistas em influenza do mundo.

Toda a "proposta" de John Oxford é baseada na teoria da evolução de Charles Darwin. As mutações virais irão "promover" uma outra onda de crescimento da gripe, atingindo pessoas que estejam, inclusive, vacinadas.

Resta saber se ele tem razão, se acontecerão efetivamente as mutações e se as pessoas estarão realmente desprotegidas, embora vacinadas. Na verdade, acredito que esta previsão é um tanto catastrófica e algo encaixada em estatísticas que permitem uma "pré-ciência inexata".

O tempo certamente irá mostrar a realidade dos fatos. Daqui cerca de um ano nós iremos nos certificar. Mas, de qualquer modo, você se lembra de um ano atrás? O medo, o fechamento de escolas e outras coisas. Talvez a copa do mundo de futebol esteja apagando a má impressão que a gripe H1N1 poderia causar nesta época do ano.

Nenhum comentário: