Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

Artes marciais podem ajudar idosos com osteoporose...

A prática do judô pode ajudar os idosos com osteoporose a prevenir fraturas, segundo estudo publicado esta semana na revista científica BMC Research.

A osteoporose é um fator de risco bem estabelecido para fraturas de quadril associadas a quedas. Entretanto, treinar estratégias de controle de quedas, como as técnicas de quedas em artes marciais, pode ser útil na prevenção de fraturas de quadril em pessoas com osteoporose, desde que o treinamento seja seguro.

No estudo, pesquisadores holandeses utilizaram - por segurança - pessoas jovens sem osteoporose, que passaram a realizar treinamentos de quedas seguidas de rolamento, para a redução do impacto.

E os resultados indicaram que a prática das artes marciais pode ser segura para pessoas mais velhas com osteoporose, desde que usem um protetor de quadril e se exercitem sobre um colchão mais espesso; e que o ensino da técnica pode ajudar esses pacientes a prevenir as fraturas de quadril, pois leva à redução do impacto, nas quedas, sobre o quadril.

Nenhum comentário: