Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

40% do público alvo jovem ainda não se vacinou contra gripe H1N1

Mais de 28 milhões de pessoas já se imunizaram contra a gripe H1N1, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (19). As metas para trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a 2 anos já foram atingidas, mas jovens de 20 a 29 anos, grávidas e doentes crônicos ainda precisam se vacinar até o dia 23.

De acordo com o serviço de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 41% dos jovens, 54% das grávidas e 56% dos doentes crônicos já foram imunizados. Mas, a menos de uma semana para o final do prazo, os números ainda estão longe da meta de 80% do público alvo. Os números mais que dobraram desde o dia 9, mas cada um tem que fazer sua parte e se vacinar.

A pandemia matou mais de 2 mil brasileiros, sendo que 75% das pessoas que morreram tinham doenças crônicas, a mortalidade em mulheres grávidas é 50% maior e 20% das mortes foram em pessoas de 20 a 29 anos.

O Ministério afirma que uma das dificuldades na campanha são as grandes distâncias na região Norte do Brasil.

O Ministério da Saúde também informou que todas as vacinas GSK estão dentro no novo prazo de validade de 6 meses instituído pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Nenhum comentário: