A recuperação de pacientes com câncer está diretamente relacionada à sua religiosidade. Este é o resumo dos resultados de um estudo realizado na Universidade de São Paulo, divulgado há pouco tempo.
Os pacientes que têm uma crença religiosa se mostram mais confiantes para lutar contra a doença.
O trabalho ouviu 12 voluntários em tratamento e 11 especialistas em oncologia,em uma cidade do interior de São Paulo.
Até mesmo os profissionais de saúde entrevistados dão maior importância para a religião com relação à melhora dos pacientes. A maioria acredita que a fé ajuda a superar um problema mais grave.
É possível que o sistema imunológico desses pacientes seja mais resistente e, talvez por isso, eles apresentem melhoras mais satisfatórias.
Outro estudo, desenvolvido no Canadá, releva que a fé é um grande auxiliar contra a ansiedade e a depressão. Ele prova que pessoas religiosas são menos angustiadas e sentem menor culpa com relação aos próprios erros.
Os cientistas notificam que há uma enorme ligação entre as crenças religiosas e a atividade de uma parte do cérebro chamada de córtex cingulado anterior.
Mas os estudos estão, ainda, em desenvolvimento e deverão trazer à luz muitas outras informações para nós sobre este estimulante tema.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
Hidrocele é o acúmulo anormal de fluido no interior da túnica vaginal, a membrana que reveste internamente a bolsa que contém os testículos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário