Conjuntivite é a inflamação da membrana que recobre a superfície do olho. É causada por vírus, fungos ou bactérias.
A conjuntivite viral gera irritação dos olhos, vermelhidão, lacrimejamento com pouca ou nenhuma secreçao. Em geral dura poucos dias e não atinge a visão.
A conjuntivite bacteriana caracteriza-se pela presença de secreção purulenta e grande inflamação ocular. A duração é prolongada, podendo permanecer por semanas, porém, não atinge a visão.
A fúngica tem características peculiares e chama a atenção por não melhorar com tratamento tradicional, necessitando da intervenção do oftalmologista.
Há, ainda, a forma alérgica da conjuntivite, que também exige o concurso do especialista.
A conjuntivite infecciosa é muito contagiosa e é transmitida através do contato com as mãos, lenços, toalhas e outros objetos contaminados.
Algumas vezes, os vírus que habitam as vias respiratórias podem causar conjuntivite e gripe.
O diagnóstico é feito através de uma consulta com o clínico, pediatra ou oftalmologista e algumas vezes, o exame laboratorial da secreção ocular se faz necessário para identificar o organismo causador.
O tratamento da conjuntivite viral é realizado com colírios que amenizam os sintomas, pois trata-se de uma doença auto-limitada. A conjuntivite bacteriana é tratada com colírios e pomadas de antibióticos.
As demais formas precisam de uma avaliação específica para sua terapia.
Recomendamos ainda o uso de compressas frias para diminuir a inflamação, lavagem constante das mãos e o isolamento de toalhas e fronhas no intuito de evitar a contaminação de outros.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário