A hiperidrose é uma condição caracterizada pela excessiva produção de suor, podendo ser generalizada ou focal. Quando generalizada, acomete todo o corpo e pode ser parte de uma afecção preexistente, como infecção, doença endócrina ou neurológica1. Já a hiperidrose focal é idiopática e acomete uma ou mais áreas do corpo. A hiperidrose primária ou idiopática é definida como suor excessivo além das necessidades fisiológicas, que resulta em suor profuso nas regiões palmar, plantar, axilar e facial.
A hiperidrose é associada a angústia emocional, profissional e social, já que interfere nas atividades diárias das pessoas acometidas. Esses pacientes sentem-se constrangidos em cumprimentar outras pessoas por meio de aperto de mãos e têm a necessidade de trocar as roupas duas ou mais vezes por dia devido à umidade.
O tratamento pode ser cirúrgico, tópico ou sistêmico. As operações incluem a simpatectomia torácica endoscópica, que destrói o gânglio simpático por excisão, pinçamento, transsecção e ablação com cautério ou laser. O procedimento cirúrgico acompanha-se de reduzida morbidade e curta internação hospitalar5. Os tratamentos alternativos ao tratamento cirúrgico incluem aplicação tópica de cloreto de alumínio, anticolinérgicos tópicos e psicoterapia. Existem também tratamentos com toxina botulínica, excisão das glândulas de suor, todos com resultado limitado.
A alta incidência de hiperidrose compensatória tem sido apontada como a maior limitação no tratamento cirúrgico da hiperidrose focal. Esse fenômeno tem sido pouco estudado e não se conhece os fatores que contribuem para a intensidade dessa hiperidrose e para sua nova localização. Apesar disso, há melhora dos sintomas e da qualidade de vida em pacientes com hiperidrose de membros superiores. Ao avaliarem pacientes submetidos a tratamento cirúrgico da hiperidrose, Moya et al encontraram a taxa de hiperidrose compensatória em 48,4% deles11. Já Wilson et al, verificaram uma incidência de hiperidrose compensatória em 79% dos pacientes. Mesmo assim, 93% deles estavam satisfeitos com os resultados da operação e consideraram que sua qualidade de vida havia melhorado. Previamente ao tratamento os pacientes consideravam sua qualidade de vida ruim (43%) ou muito ruim (57%).
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Um comentário:
Oi.
Vendo DRICLOR (solução que combate de forma eficaz a transpiração excessiva). Se interessar, estou sempre disposto a negociar para uma possível redução de preço.
Email: p-hiperidrose@hotmail.com
Contato: (21) 8580-1176 (oi) / (21) 9480-0129 (claro)
http://wtsm.loja2.com.br/
Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:
https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/
Lá um ajuda o outro com informações preciosas em relação ao assunto. Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.
O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraço
Postar um comentário