Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2009

Casos de dengue caem 28,6% no Brasil, diz ministério da Saúde!

O novo balanço parcial de casos de dengue, divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, aponta que nas dez primeiras semanas deste ano foram notificados 114.355 casos da doença, representando uma queda de 28,6% em relação ao mesmo período de 2008, quando 160.137 pessoas foram vítimas do mosquito Aedes aegypti. Os dados, segundo o ministério, referem-se às notificações registradas até o dia 7 de março.

No período, houve queda nos casos de dengue em 19 Estados e no Distrito Federal. Ocorreu aumento de notificações em sete Estados: Bahia, Acre, Roraima, Amapá, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Nesses Estados, há alta transmissão da doença nos municípios de Jequié (BA); Vila Velha, Serra, Nova Venécia e Vitória (ES); Belo Horizonte e Coronel Fabriciano (MG); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).

Embora os dados preliminares sejam positivos, o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, Eduardo Hage, alertou que as informações devem ser avaliadas com cautela e que a mobilização deve ser intensificada nos Estados e municípios com situação mais preocupante.

"Há seis Estados com aumento de casos, o que confirma a necessidade de intensificação das ações de controle. Mesmo nos Estados e municípios onde verificamos redução, a mobilização deve ser mantida e reforçada, quando necessário".

Ainda de acordo com o boletim preliminar do Ministério da Saúde, foram registrados 235 casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) até a 10ª semana de 2009, com 16 mortes. De acordo com o boletim parcial, cinco Estados concentram 72% dos casos de dengue hemorrágica: Bahia (30%), Espírito Santo (15,8%), Mato Grosso (11,5%), Roraima (9%) e Minas Gerais (6%).

Quanto aos casos de Dengue com Complicação (DCC), houve 368 notificações com sete mortes no período avaliado. Em 2008, no mesmo período, ocorreram 1.445 casos de dengue demorrágica e 5.258 de DCC.

Nenhum comentário: