Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Estimulantes!



Dias de cansaço e esgotamento inevitavelmente farão parte da vida de todos os seres que habitam a Terra. Não há como evitar uma jornada prolongada por causa de um projeto importante no trabalho, o desgaste com uma semana de provas ou o estresse provocado em competições esportivas. Mas, se suas energias não são repostas com um repouso comum e o desgaste se torna prolongado, atenção antes de recorrer às substâncias consideradas estimulantes

Pó de guaraná, café, ginseng, vitaminas, bebidas isotônicas e até mesmo chás. A lista de produtos naturais que promete deixar o sono de lado é enorme e eficiente para ocasiões esporádicas. É válido recorrer a esses produtos para atenuar os estragos de uma noite mal dormida, por exemplo, mas isso não deve se tornar uma rotina.

Ao ingerir a maioria desses "energéticos" ocorre um impulso de glicose no cérebro para estimular o seu funcionamento. No entanto, essa dose extra de açúcar requer uma carga a mais de insulina, ou seja, o pâncreas ficará sobrecarregado na sua função de produzir o hormônio e poderá falhar. Com insulina insuficiente no organismo, uma das conseqüências mais diretas é o surgimento da diabetes. A diabetes tipo 2 é uma doença clássica da civilização.

O excesso de cafeína pode causar palpitações e taquicardia, além de interferir na qualidade do sono. Na quantidade adequada, a cafeína não tem contra-indicação e pode ser ingerida diariamente. A única ressalva é feita para quem sofre com úlceras e gastrite.

Não adianta ingerir esses suplementos - sendo naturais ou até mesmo remédios com compostos como as anfetaminas - se não for descoberta a causa de tanto cansaço.

Afinal, mesmo que haja uma melhora significativa, é preciso, como diz a sabedoria popular, "cortar o mal pela raiz".

O cansaço pode ser decorrência de várias doenças como a anemia, hipotireoidismo e fibromialgia. A desnutrição celular - por falta de algum tipo de vitamina, mineral ou aminoácido - também pode ser a causa do desânimo.

No caso da desnutrição, a saída vem por meio da reeducação alimentar e, se for necessário, a reposição do nutriente que está em baixa no organismo por meio de suplementos.

Além de problemas orgânicos, não devem ser descartados os fatores psicológicos, como a depressão ou a síndrome de Burnout (saiba mais no link acima). Antes de partir para a automedicação, portanto, o mais sensato, se o cansaço for freqüente, é buscar orientação médica.

O clínico geral, por exemplo, poderá fazer exames clínicos e recomendar avaliações de laboratório para descobrir se a causa da fadiga é orgânica ou não. Só a partir daí, é possível direcionar os tratamentos em busca da solução.

Nenhum comentário: