Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Acidentes domésticos com crianças



Crianças, sejam elas levadas ou não, sempre se envolvem em acidentes. São episódios que variam desde simples arranhões e batidas em cantos de mesa a choques elétricos ou queimaduras de terceiro grau causadas por panelas no fogão.
As chamadas lesões não intencionais (acidentes de carro e domésticos, afogamentos são alguns dos exemplos) resultam em cerca de 7 mil mortes e mais de 140 mil admissões hospitalares em grupos de crianças com menos de 14 anos.

De acordo com a ONG Criança Segura, que trabalha na prevenção desses acidentes, estima-se que pelo menos 90% dessas lesões podem ser prevenidas através da combinação de educação, modificações no meio ambiente, modificações de engenharia e com a criação e cumprimento de legislação e regulamentação específicas.

No caso específico dos acidentes domésticos, medidas preventivas na organização da casa, disposição dos móveis e utensílios estão entre os cuidados que podem evitar que os pequenos se envolvam em problemas.

A CRIANÇA SEGURA é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças até 14 anos. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança, Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização – multiplicação do conhecimento da comunidade para modificações no meio através de programas educativos, treinamentos e campanhas.

Nenhum comentário: