Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Surto psicótico



Caracterizado pela perda da noção de realidade e por uma desorganização do pensamento, o surto psicótico pode ser causado por doenças como a esquizofrenia, por um trauma muito grande ou pelo uso de drogas, a exemplo da cocaína.

É durante um surto psicótico que ocorre uma perda de realidade, onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário da pessoa. Quando a pessoa está em uma crise psicótica, ela confunde os pensamentos internos dela com o mundo real. Ela não consegue distinguir o que são os pensamentos dela e o que realmente está acontecendo no mundo.

Em alguns casos há ainda uma ruptura muito intensa no contato com amigos e com a própria pessoa. O indivíduo começa a não se reconhecer e a não reconhecer o outro. Ele não entende a situação que está vivendo no momento, mesmo que esta seja muito intensa para ele.

Os dois principais sintomas do surto psicótico são os delírios e alucinações.

Quando está em surto, o indivíduo não deixa de estar consciente, mas ele vê a realidade de uma maneira distorcida.

Um caso freqüente entre indivíduos em surto é sensação constante de estarem sendo perseguidos. O paciente pode achar, por exemplo, que está sendo ameaçado ou mesmo perseguido. É uma sensação muito real e intensa. Nesses casos, o indivíduo pode até mesmo cometer atos de violência contra pessoas próximas.

A duração de uma crise psicótica varia de acordo com suas causas, e seu tratamento pode variar de acompanhamento médico ao uso de remédios.

Sob um estresse muito grande, a pessoa pode ter um surto psicótico que dure apenas horas. Esse tipo de crise, se tratada, pode não voltar a acontecer.

No entanto, em sua maioria, os surtos duram, no mínimo, algumas semanas. Casos de surtos breves e causados por um estresse muito elevado são muito raros.

Algumas vezes a crise pode estar relacionada a doenças genéticas, quadros de depressão ou de origem orgânica.

É importante salientar que casos de crise psicótica causadas por um trauma muito brutal ocorrem geralmente em pessoas de personalidade sensível, que sempre foram tímidas e quietas, por exemplo.

Nenhum comentário: