Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Quem gosta de ter espinhas?


Certamente ninguém gosta!

Mas se as temos, precisamos saber como conviver com elas e, se possível, eliminá-las de nossa pele. O chocolate é um grande vilão, popularmente, para as pessoas que são portadoras de acne (este o nome correto das espinhas). Existe uma lenda sobre a ingestão de chocolate e o surgimento de novas espinhas. Mas não existe estudo que realmente comprove tal ligação, embora as mentes adolescentes (principalmente) não queiram crer.

O maior argumento com relação ao chocolate como agente provocador de espinhas é o seu teor de gorduras, entretanto outros alimentos com teores iguais ou maiores não têm a mesma fama que tem o nosso amigo chocolate. As nozes, o amendoim (há quem fale “mal” dele também), o azeite e outros, não são tão responsabilizados como é o chocolate com relação às acnes.

De acordo com uma pesquisa de uma Universidade Australiana, há um novo vilão em mira: o índice glicêmico que, quanto mais alto, teria maior potencial para gerar acnes. No estudo, quem consumiu alimentos com menor índice glicêmico (IG), desenvolveu menos acnes, depois de doze semanas de acompanhamento.

Em acordo com esta pesquisa, os alimentos com IG acima de 60 precisam ser consumidos com cautela. Aí vai uma pequena lista de alimentos com seu respectivos Igs:

1 unidade de batata = 129
1 pão francês = 100
1 colher de sopa de polenta = 99
1 colher de sopa de purê de batata = 91
1 colher de sopa de arroz polido = 87
1 colher de chá (!) de cereal matinal de milho = 83
1 colher de sopa de arroz integral = 79
1 unidade de biscoito de água e sal = 78
1 xícara de flocos de milho = 77
1 porção de batata frita = 75
1 colher de sopa de abóbora = 75
1 xícara de pipoca de microondas = 72
1 fatia de melancia = 72
1 porção de nhoque = 67
1 barra de chocolate = 64 (nossa! Está em último lugar e não é dos mais glicêmicos!)

A verdade é que o hormônio insulina, produzido pelo pâncreas é que estaria envolvido nesse problema com as acnes. Aconteceram experimentos que tentaram comprovar esta hipótese, com a administração de medicamentos usados em diabéticos, com resultados se não elucidativos, pelo menos orientadores.

A riqueza de hormônios existentes em alimentos, que são utilizados em animais, para acelerar o processo de “produção” alimentar também estariam ligados ao surgimento de acnes. Há sugestões de que o estresse está envolvido com as espinhas, também.
Enfim, há um “pool” de ignorância sobre o assunto. Mesmo assim, recomenda-se o uso de alimentos menos glicêmicos, como os que seguem abaixo, para sua apreciação:

1 colher de sopa de soja = 20
1 xícara de cereja = 22
1 unidade de cenoura = 23
1 xícara de amendoim = 33
1 unidade de pêra = 33
1 unidade de romã = 36
1 porção de espaguete integral = 37
1 unidade de maçã = 38
1 unidade de ameixa = 39
1 porção de feijão = 40
1 porção de feijão preto = 41
1 xícara de aveia = 42
1 porção de lentilha = 42

Bom apetite, sem acnes para você!

Nenhum comentário: