
Um estudo recente do periódico International Journal of Epidemiology avaliou se a exposição do álcool se associa ao etilismo no início da adolescência.
Fez-se um questionário com adolescentes perguntando se assistiram a uma lista de 50 filmes, escolhidos aleatoriamente dentro de um conjunto de 398 filmes. Cada filme teve contabilizado o tempo de exposição do álcool.
Estudou-se a associação entre esta exposição e uso de álcool sem ciência dos pais (SCP) e abuso de álcool (≥5 drinques). Os resultados revelaram que o uso de álcool apareceu em 88% dos 398 filmes.
A exposição mediana ao uso de álcool foi 3,44h. No geral, 36,6% dos participantes ingeriam álcool SCP e 18,1% relataram abuso. A exposição do álcool nos filmes teve associação direta com uso de álcool SCP e abuso, após controle para múltiplos fatores de confusão.
A probabilidade de consumo de álcool SCP, comparando com o primeiro quartil de exposição ao uso de álcool, foi de 1.47, 2.12 e 2.95 para os quartis 2, 3 e 4, respectivamente; similarmente, a probabilidade ajustada de abuso de álcool foi 1.42, 1.84 e 2,59.
Este estudo pioneiro demonstra a associação entre exposição do uso de álcool e consumo entre adolescentes. A distribuição internacional de filmes pode influenciar comportamentos em diversos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário