Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2007

Pelo de Gato e Alergias na Infância

A influência da exposição de alérgenos de gato na infância precoce sobre o desenvolvimento de sensibilização e de doenças alérgicas é complexa. Pouco se sabe sobre a evolução natural do desenvolvimento de sensibilização em seres humanos.

Pesquisadores alemães publicaram, recentemente, no The Journal of Allergy and Clinical Immunology, um estudo em que investigaram a associação entre a exposição a alérgenos de gatos na infância, a posse de gatos e o contato com os mesmos durante a infância, bem como o desenvolvimento de sensibilização a gatos e de doenças alérgicas até os seis anos de idade através de análise longitudinal.

No total, 2166 pacientes pediátricos pertencentes a um estudo de coorte constituída ao nascimento e em andamento foram incluídos na análise. Amostras de poeiras domésticas foram colhidas três meses após o nascimento dos pacientes. Os níveis de alérgenos de gatos foram analisados. Amostras sangüíneas foram coletadas quando os pacientes tinham dois e seis anos de idade. Informações sobre sintomas alérgicos de pacientes pediátricos e doenças alérgicas diagnosticadas por médicos foram obtidas em cada questionário ao acompanhamento clínico.

Exposição a alérgenos de gatos associou-se positivamente à sensibilização aos dois anos de idade, porém esta associação não foi verificada aos seis anos. Não foram detectadas associações entre exposição a alérgenos de gatos na infância e sintomas ou doenças alérgicas até os seis anos de idade. Exposição cumulativa a alérgenos de pacientes que possuem gatos e de pacientes com contato regular com gatos aumentou o risco de sensibilização a gatos até a idade de seis anos.

Os pesquisadores concluíram que a exposição a alérgenos de gatos aumenta o risco de desenvolvimento de sensibilização na infância precoce, mas não em pacientes em idade escolar. A exposição cumulativa a alérgenos por parte de pacientes que possuem gatos e que apresentam contato regular com gatos durante a infância contribui ao desenvolvimento de sensibilização até a idade escolar. Portanto, apenas evitar o contato com alérgenos de gatos em domicílio pode não ser medida efetiva para evitar o desenvolvimento de sensibilização alérgica em pacientes pediátricos jovens.Uma resenha de Longitudinal study on cat allergen exposure and the development of allergy in Young children - The Journal of Allergy and Clinical Immunology 2007;119(5):1148-1155.

Nenhum comentário: