Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

Um pouco sobre hormônios





Os hormônios produzidos pelas glândulas e os neuro-hormônios originados no cérebro, são os responsáveis pelo funcionamento harmônico de todo organismo.

Quando há desequilíbrio na produção ou distribuição dos hormônios, como ocorre no estresse, podem ocorrer interferências em quase todas atividades orgânicas.

Os principais hormônios do corpo são aqueles produzidos pela Hipófise. São eles: TSH (hormônio estimulante da tireóide), ACTH (hormônio estimulante da supra-renal), PRL (prolactina, hormônio responsável pela lactação), GH (hormônio do crescimento), FSH e LH (hormônios estimulantes das gonadotrofinas).

As endorfinas
As endorfinas são produzidas pelo córtex cerebral. Trata-se de um analgésico natural, responsável pela sensação de bem-estar, tranqüilidade e pode inibir o estresse.

Durante atividade física, por exemplo, o corpo libera adrenalina, hormônio que dilata os vasos sangüíneos para nos deixar em estado de alerta e aumentar a força e a disposição. No repouso a endorfina ajuda a relaxar.

Pessoas que fabricam maior quantidade dessa substância podem ser mais tolerantes à dor.
No estresse todos esses hormônios hipofisários e mesmo as endorfinas podem sofrer alterações, logo, todas as glândulas sobre as quais esses hormônios agirão, igualmente podem sofrer alterações.
Outros hormônios produzidos por diversas glândulas:

Testosterona
Nos homens a testosterona é produzida principalmente pelos testículos; nas mulher pela supra-renal e em pequena proporção pelos ovários.

Na mulher, quando a testosterona tem níveis muito baixos, ocorrerá uma diminuição da libido (desejo sexual). Por outro lado, quando há aumento de testosterona pode aparecer acne, aumento dos pêlos, alteração na voz, irregularidades menstruais, aumento da oleosidade da pele e da massa muscular.

Cortisona
A cortisona é liberada pelas Suprarrenais. Ela age sobre todo o metabolismo e sua falta pode afetar todos os órgãos.
Geralmente provoca perda de peso, hipotensão arterial, hipoglicemia, vontade de comer sal e fadiga muscular.

Insulina
A insulina é elaborada pelo pâncreas. A secreção aumentada de insulina pode levar à diminuição do açúcar no sangue (hipoglicemia), resultando em frqueza e desmaios. Quando falta a insulina mantém o açúcar mais no sangue que dentro das céliulas, causando o diabetes.

Adrenalina
É o hormônio liberado em situações de estresse, A adrenalina é produzida pelas suprarrenais e tem sua função ao contrário da endorfina. A adrenalina acelera o funcionamento de todo organismo.

A falta de adrenalina, que acontece depois de instalada a Fase de Esgotamento do estresse, pode causar a baixa aa pressão arterial, desanimo e disatenção.

Quando em excesso, que acontece na Fase de Alarme do estresse, faz o coração bater mais rápido, provoca irritação, agitação e produção de suor.

Nenhum comentário: