Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Osteoporose

O Fósforo (P) e o Cálcio (Ca) são mineirais muito importantes por duas razões: são importantes para a integridade dos ossos e participam de diversos processos metabólicos no organismo, tanto dentro das células como fora delas.

A ingestão, absorção, agregação e eliminação desses minerais são fatores que necessitam de algum conhecimento para ajudar na manutenção da saúde orgânica. Há uma série de elementos que participam da jornada dos dois no corpo humano, entre eles o paratormônio, produzido pelas paratireóides, que precisam estar em adequada função, para colaborar neste equilíbrio fisiológico. Outro fator importante envolvido no metabolismo dos dois é Vitamina D, que está diretamente relacionada com a absorção de raios ultra-violeta pela pele, ou seja, com a luz solar.

Muitas pessoas ingerem Cálcio através de medicamentos, por orientação médica que não leva em consideração a existência de outros fatores ligados a esses dois minerais tão importantes para a manutenção da Vida humana.

Não basta apenas ingerir Cálcio e Fósforo: é preciso tratar as osteoporoses e osteopenias de modo mais amplo, orientando o paciente a tomar sol e ter atividades físicas que sejam adequadas para a integração desses dois valiosos minerais nas estruturas dos ossos, além de outros fatores terapêuticos.

Nenhum comentário: