Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Transtorno de oposição desafiante



Chama-se transtorno de oposição desafiante ou transtorno desafiador de oposição ao comportamento frequente e persistente, na criança ou adolescente, caracterizado por uma atitude desafiadora, raivosa, argumentativa, desafiante ou vingativa em relação a figuras de autoridade.

Não há uma causa claramente conhecida do transtorno desafiador opositivo. As causas contribuintes podem ser uma combinação de fatores herdados e ambientais, incluindo disposição natural da criança, possivelmente diferenças neurobiológicas na função cerebral e problemas com os pais que podem envolver falta de supervisão e disciplina inconsistente ou severa. Possíveis fatores de risco incluem:

1.Temperamento que não regula as emoções e que não tolera frustrações.
2.Criança que sofre abuso ou negligência, é submetida a uma disciplina severa, mas inconsistente, ou na qual a supervisão dos pais deixa a desejar.
3.Discórdia entre os pais.
4.Uso de substâncias psicoativas por um ou ambos os pais.
5.Reforço pelos pais dos comportamentos de oposição e desafio.

É difícil fazer a diferença entre uma criança de vontade forte e outra com um transtorno desafiador de oposição. É normal que uma criança exiba transitoriamente um comportamento de oposição em certos estágios do seu desenvolvimento. Sinais do transtorno desafiador de oposição geralmente começam durante os anos pré-escolares, mas podem se desenvolver mais tarde, nos primeiros anos da adolescência. Esses comportamentos causam dificuldades significativas no relacionamento com a família, atividades sociais, escola e trabalho.

O diagnóstico de transtorno desafiador de oposição é eminentemente clínico. O DSM-5 (Quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria, lista os seguintes critérios para o diagnóstico dessa condição:

1.Humor irritado e irritável.
2.Perda fácil da paciência.
3.Facilmente incomodado por outras pessoas.
4.Muitas vezes está com raiva e ressentido.
5.Comportamento argumentativo e desafiador.
6.Ativamente desafia ou recusa-se a cumprir os pedidos ou regras dos adultos.
7.Deliberadamente irrita ou perturba as pessoas.
8.Culpa os outros por seus erros ou mau comportamento.
9.É rancoroso e/ou vingativo.

O transtorno desafiador de oposição geralmente ocorre junto com outros problemas de saúde mental ou comportamentais e por isso os sintomas dele podem ser difíceis de distinguir daqueles relacionados a outros problemas. A avaliação de seu filho provavelmente incluirá uma avaliação da sua saúde geral, frequência e intensidade de comportamentos, emoções e comportamento em várias configurações, situações familiares e interações, estratégias no gerenciamento de comportamentos problemáticos e presença ou não de outros problemas de saúde mental, aprendizagem ou comunicação.

Os pais não precisam tentar sozinhos gerenciar o relacionamento com um filho com transtorno desafiador de oposição. Profissionais de saúde mental e especialistas em desenvolvimento infantil podem ajudar. O tratamento para o transtorno desafiador de oposição envolve principalmente intervenções de base familiar, mas pode incluir outros tipos de psicoterapia e treinamento, tanto para a criança quanto para os pais. É importante tratar quaisquer outros problemas concomitantes que possam estar associados ao transtorno desafiador de oposição. Terapia adicional e, possivelmente, medicamentos, podem ser necessários para tratar esses problemas de saúde mental.

Assim, a abordagem terapêutica envolve treinamento dos pais, terapia de interação pai-filho, terapia individual e familiar, treinamento de resolução de problemas cognitivos e treinamento de habilidades sociais.

Não há maneira garantida de prevenir o transtorno desafiador de oposição. No entanto, um adequado gerenciamento precoce do problema pode ajudar a melhorar o comportamento e evitar que ele piore.

Crianças e adolescentes com transtorno desafiador de oposição podem ter problemas em casa com pais e irmãos, na escola com professores e no trabalho com supervisores e outras figuras de autoridade. Elas devem se esforçar para criar e manter amigos e relacionamentos.

Além disso, pode haver outras consequências negativas do problema: desempenho pobre na escola e no trabalho, comportamento antissocial, falta de controle dos impulsos, uso de substâncias proibidas e suicídio.

Muitas crianças e adolescentes com esse problema também apresentam outros transtornos mentais, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno de conduta, depressão, ansiedade e distúrbios de aprendizagem e comunicação

Nenhum comentário: