Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O inconsciente de Freud 


Na teoria psicanalítica da personalidade de Freud, a mente inconsciente é um reservatório de sentimentos, pensamentos, impulsos, e memórias que está fora da nossa consciência.

A maior parte dos conteúdos do inconsciente são inaceitáveis ou desagradáveis, tais como sensações de dor, ansiedade, ou conflito. 

De acordo com Freud, o inconsciente continua a influenciar o nosso comportamento e experiência, mesmo que nós não tenhamos conhecimento dessas influências subjacentes.

A mente inconsciente é freqüentemente representada como um iceberg. 

Tudo acima da água representa o consciente, enquanto tudo abaixo da água representa o inconsciente.

Freud acreditava que muitos dos nossos sentimentos, desejos e emoções são reprimidos ou mantidos fora da consciência.

Por quê? Porque, ele sugeriu, eles eram simplesmente ameaçadores. 

Freud acreditava que, por vezes, esses desejos ocultos se davam a conhecer através de sonhos e lapsos de linguagem (os atos falhos ou “lapsos freudianos“).

Freud também acreditava que ele poderia trazer esses sentimentos inconscientes à consciência através do uso de uma técnica chamada de livre associação.

Ele pediu a pacientes para relaxar e dizer o que me vinha à mente, sem qualquer consideração sobre quão trivial, irrelevante ou embaraçoso poderia ser. 

Ao traçar essas correntes de pensamento, Freud acreditava que ele poderia descobrir o conteúdo da mente inconsciente, onde desejos reprimidos e memórias dolorosas de infância estavam.



Nenhum comentário: