Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

Acnes em mulheres adultas


A acne é uma doença inflamatória da pele que provoca o surgimento de espinhas e, às vezes, de manchas. Apesar de muito comum durante a adolescência, também acomete a mulher adulta.

A acne é provocada principalmente por alterações hormonais e agravada por fatores diversos como má alimentação, estresse, tabagismo, cafeína, utilização de determinados medicamentos, uso inadequado de cosméticos e até mesmo por excesso de vitaminas ou exposição ao sol. A acne também pode ser um problema genético.

Os principais eventos de risco conhecidos são a síndrome dos ovários policísticos, que pode ou não estar associada ao hiperandrogenismo (excesso de hormônios masculinos), obesidade, diabetes, pacientes que tenham síndrome metabólica, mulheres com história de acne na adolescência e aquelas que tenham pele oleosa.

Em geral, a acne acontece por uma produção aumentada de hormônios masculinos, mas mesmo mulheres com níveis normais de hormônios androgênicos podem apresentar acne, por uma sensibilidade aumentada dos receptores desses hormônios na pele. Quatro fatores são envolvidos na produção da acne:

1.A secreção sebácea, cuja produção é estimulada por níveis elevados de hormônios masculinos ou sensibilidade aumentada dos receptores destes hormônios.
2.Obstrução dos ductos foliculares, pelo acúmulo de células mortas combinadas com o sebo, formando comedões (cravos).
3.As bactérias Propionibacterium acnes, que proliferam em excesso quando as glândulas são obstruídas com sebo.
4.Quando há inflamação provocada pelo sebo modificado, formando as espinhas.

A acne na mulher adulta ocorre a partir dos 25 anos, podendo ter início aí ou ter persistido desde a adolescência. Isso acontece devido a uma produção maior de hormônios masculinos nesta faixa etária. As lesões acometem principalmente a mandíbula e o queixo e pioram perto da menstruação.

Algumas situações fisiológicas em que há aumento de testosterona, como menstruação, gestação, menopausa e estresse agravam a acne. O estresse também leva a um aumento de cortisol, o qual aumenta a atividade das glândulas sebáceas. Dietas com alto consumo de laticínios e carnes pioram a acne por causa dos hormônios usados na criação de animais. Por esse ângulo, o consumo de alimentos orgânicos seria benéfico.

A acne produz sinais típicos na pele e pode ser diagnosticada por uma visão direta das lesões.

O tratamento da acne pode ser feito com produtos tópicos. É importante lavar o rosto com sabonetes que controlam a oleosidade, pelo menos duas vezes por dia. Além disso, os contraceptivos hormonais combinados costumam ser muito úteis.

Peelings químicos ajudam na resolução das lesões. Terapias com lasers possuem ação anti-inflamatória. Deve-se passar um adstringente suave e aplicar filtro solar com hidrossolúvel associado a produtos secativos. Cremes e maquiagens com bases oleosas podem obstruir os poros, por isso os produtos na forma de gel devem ser preferidos.

A exposição solar também pode aumentar a inflamação e piorar a acne, além de causar manchas e cicatrizes hipercrômicas. Também não se deve “tirar” as espinhas. A prática de espremer espinhas machuca tanto que a lesão só piora e aumenta as cicatrizes.

Na alimentação, devem ser retirados os hidratos de carbono refinados, como o açúcar e a farinha branca, ácidos gordos, como leite e laticínios em suas versões integrais, margarinas e óleos vegetais hidrogenados, cafeína e carnes vermelhas, por conterem altos teores de proteínas.

Como prevenir a acne na mulher adulta?

Mesmo que não haja uma prevenção absoluta, a acne pode ser minimizada (1) regulando a secreção sebácea com pílulas anticoncepcionais, substâncias anti-andrógenas e ativos aplicados diretamente na pele; (2) diminuindo a obstrução dos folículos pilossebáceos com a ajuda de sabonetes esfoliantes; (3) reduzindo a proliferação de bactérias P. Acnes e utilizando antibióticos tópicos prescritos por dermatologistas e luz azul e (4) controlando a inflamação com antibióticos orais, quando bem indicados.

Nenhum comentário: