Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Mais uma questão para pensar com relação à Ritalina



Metilfenidato é seguro para o sistema cardiovascular de crianças e jovens com déficit de atenção / hiperatividade (TDAH)?

Para determinar se o tratamento com metilfenidato em crianças e jovens com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) está associado a eventos cardiovasculares foi realizada uma análise de séries de casos, entre 1° de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2011, na Coreia do Sul.

Os participantes foram 1224 pacientes, com idade menor ou igual a 17 anos, que tinham apresentado um evento cardiovascular incidente e tinham pelo menos uma prescrição de metilfenidato. O resultado principal mediu o diagnóstico (ou uma causa primária ou secundária) de qualquer dos seguintes eventos adversos cardiovasculares: arritmias, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico ou insuficiência cardíaca.

O aumento do risco de arritmia foi observado em todos os períodos de exposição à medicação, ou seja, nos períodos de tratamento com o metilfenidato, sendo o risco maior para as crianças que tinham doença cardíaca congênita. Não se observou risco significativo de infarto do miocárdio para todos os períodos de tempo em que as crianças estavam expostas à medicação, apesar do risco ser maior nos primeiros dias de tratamento com metilfenidato (8 a 56 dias após o início do tratamento). Não foram observados riscos significativamente aumentados para hipertensão, acidente vascular cerebral isquêmico ou insuficiência cardíaca.

Concluiu-se que o risco relativo de infarto do miocárdio e arritmias cardíacas está aumentado no período inicial após o início do tratamento com metilfenidato para crianças e jovens com TDAH. Embora o risco absoluto seja provavelmente baixo, a relação risco-benefício do metilfenidato deve ser cuidadosamente considerada, particularmente em crianças com TDAH leve antes de se iniciar um tratamento medicamentoso.



Fonte: British Medical Journal (BMJ), de 31 de maio de 2016

Nenhum comentário: