Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Doença do Soro


O soro é a parte líquida do sangue, que contém os anticorpos que protegem as pessoas contra infecções. O anti-soro é uma preparação do soro de uma pessoa ou animal que já tenha sofrido uma determinada doença e que por isso já contenha anticorpos contra ela. Ele pode ser aplicado a outra pessoa que seja exposta a um micro-organismo perigoso, contra o qual ainda não se encontre imunizada, e assim confere uma espécie de imunização passiva imediata, mas temporária, válida enquanto a pessoa adquire sua própria imunidade. Entre as doenças que podem ser protegidas assim estão o tétano e a raiva, por exemplo, duas modalidades infecciosas graves.

A doença do soro é uma reação imunológica tardia de hipersensibilidade, devido à união de um anticorpo com um antígeno, que difere da reação anafilática porque enquanto esta ocorre imediatamente após a aplicação do alergeno, a doença do soro só se manifesta entre 7 a 14 dias após. No caso da doença do soro, o antígeno pode ser uma droga, um medicamento, ou uma proteína contida no soro heterólogo (soro produzido através da injeção de certo antígeno específico na corrente sanguínea de animais, geralmente cavalos).

Ao estilo das alergias, o sistema imunológico da pessoa identifica uma proteína do soro do doador como estranha ao organismo e desenvolve anticorpos contra ela, os quais se ligam à proteína, criando “complexos imunológicos” que se depositam em vários tecidos e órgãos, originando os sintomas.

Os principais sinais e sintomas da doença do soro são urticária, febre, mal-estar, dores articulares e adenopatias. Os órgãos mais afetados incluem a pele, os rins e as articulações. A deposição dos complexos imunes nos tecidos ou no endotélio vascular pode produzir uma lesão tissular que gera, entre outras coisas, quimiotaxia de polimorfonucleares (tipo de glóbulos brancos).

O diagnóstico tanto pode ser feito clinicamente, pelo relato dos sintomas e exame físico, como por testes de laboratório. No laboratório, pode haver leucocitose, leucopenia, eosinofilia, trombocitopenia. Além de velocidade de hemossedimentação (VHS), PCR e gamaglobulina aumentadas. O exame de urina pode mostrar albuminúria e hematúria. Os níveis de complemento C3, C4 e CH50 podem estar diminuídos pelo aumento do consumo.

Como a doença do soro é autolimitada,o tratamento deve ser conservador. Pode-se usar analgésicos, anti-histamínicos, esteroides tópicos, corticosteroides etc, conforme a manifestação dos sintomas.

A doença é auto solucionável porque os “complexos imunológicos” formados tendem a desaparecer à medida que os respectivos antígenos são destruídos.

Com o tratamento correto, os sintomas tendem a desaparecer em poucos dias.

Nenhum comentário: