Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

Trocas nem sempre favoráveis.


O ser humano não resolve seus problemas sozinho.

A troca é fundamental para sua existência. Por isso, somos uma espécie fortemente social.

Não é à toda que toda a dificuldade de interação gera algum tipo de problema objetivo ou subjetivo.

A troca, entretanto, exige confiança.

E a confiança é baseada na informação que tenho do outro para poder confiar. Quanto mais informação eu tenho, mais eu confio, principalmente se posso comparar o que a pessoa faz com o que ela diz que faz.

Ou seja, temos um elo evidente entre confiança, troca e informação.

É preciso mostrar que se é confiável para que se conquiste a confiança alheia!

Todas as expansões cognitivas no passado da humanidade: oral, escrita, escrita impressa, e agora, a digital geraram a mudança e a alteração na troca entre as pessoas, pois surgiu um novo patamar informativo, que nos levou a um novo ambiente de credibilidade mútua, mais sofisticado, que permitiu transações com desconhecidos através da internet...

Hoje é muito comum observar pessoas que se "relacionam" a partir de "chats", de sites de relacionamento e que se entregam, muitas vezes às cegas, a personagens que na verdade não correspondem à realidade daquilo que lhes é apresentado pelas informações digitais.

Claro que há, também, pessoas verdadeiras nestas apresentações e eu conheço um caso de duas pessoas que se casaram, e parecem que se dão muito bem, tendo se conhecido em sites deste tipo.

Sim, há muita gente honesta no Mundo, felizmente!

Mas, como sempre houve, também há as desonestas...

O ambiente cognitivo-virtual é complexo e exige muita cautela, para que não ocorra envolvimentos equivocados com gente que tenha más intenções.

Particularmente com jovens e adolescentes, que podem, por várias razões, mas particularmente por ingenuidade ou inesperiência se deixarem levar por conversas que podem comprometê-los um pouco mais adiante.

Embora saibamos que os envolvimentos também possam comprometer dentro da escola, no trabalho, com vizinhos no condomínio, etc, etc e tal, o ambiente virtual é um pouco mais traiçoeiro, por não permitir, em alguns casos, que se saiba com quem realmente está mantendo contato.

Neste novo campo da sociedade, todo cuidado é sempre bem pouco!

Nenhum comentário: