Pesquisar este blog
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Síndrome de Down
Pessoas com Síndrome de Down semore foram consideradas como portadoras de atraso de desenvolvimento cognitivo incurável, mas, nos últimos anos vários laboratórios descobriram rotas metabólicas alteradas no cérebros destes pacientes que podem ser restauradas com medicamentos (fármacos).
Pelo menos dois estudos clínicos atuais estão estudando os efeitos desses tratamentos em portadores da Síndrome.
Um geneticista da John Hopkins University pode ter encotrado mais um alvo oara medicamentos, com o potencial de corrigir deficiências cognitivas (aprendizagem e memória) que são característicos da enfermidade.
Existe atualmente um enorme avanço - sem exageros, de acordo com alguns cientistas - na compreensão da neuroquímica envolvida na Síndrome de Down.
Essa melhor compreensão dos mecanismos neuro-químicos tem levado a uma série de descobertas com perspectivas terapêuticas, incluindo esta já citada.
Nesta pesquisa há um fármaco que tem o potencial de reorganizar o crescimento do cerebelo, com evidências de recuperação clínica em funções como aprendizado e memória, algo que se acreditava até recentemente serem funções ligadas a outras estrutura do sistema nervoso central, o hipocampo.
Não há convicção, ainda, de que o próprio hipocampo possa ter sido beneficiado com tal fármaco, mas de qualquer modo já se tem em mãos um passo certo de que há como recuperar ou melhorar funções cognitivas em portadores da Síndrome de Down.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
Hidrocele é o acúmulo anormal de fluido no interior da túnica vaginal, a membrana que reveste internamente a bolsa que contém os testículos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário