Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2013

Dores no joelho? Tendinite ou rotura do tendão patelar?


O joelho é composto por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, os quais recebem a inserção de vários tendões e ligamentos que conferem estabilidade e mobilidade a esta estrutura.

O ligamento patelar, ou tendão patelar, é a parte central do tendão do músculo quadríceps femoral, que continua até a tíbia, fazendo parte do chamado mecanismo extensor do joelho, já que a contração desse músculo, estando íntegras todas as estruturas auxiliares, faz a extensão da perna.

O ligamento patelar é sobrecarregado na prática de vários esportes, principalmente os de salto, como vôlei, basquete e certas modalidades de atletismo, mas também em outros, como futebol, corrida e tênis.

As lesões desse ligamento também são frequentes nos “atletas de final de semana”, devido à falta de condicionamento físico adequado.

A face posterior do ligamento patelar está separada da membrana sinovial por um coxim gorduroso e da tíbia por uma bolsa sinovial.

Esse coxim muitas vezes inflama-se e gera sintomas que frequentemente são confundidos com tendinite.

As lesões mais frequentes do ligamento patelar são as tendinites e as roturas do tendão. Em geral, essas lesões ocorrem nas proximidades da inserção do tendão na patela.

•Tendinites: as lesões do tendão patelar fazem parte das doenças que causam as "dores anteriores do joelho". As tendinites afetam o tendão patelar em diferentes graus de gravidade. As tendinites mais leves causam apenas um espessamento discreto do tendão, mas na medida em que progridem ou se agravam surgem alterações degenerativas, acompanhadas ou não de calcificações. Em fases mais avançadas elas podem causar rupturas parciais do tendão, o que o enfraquecem.

•Roturas do tendão: a rotura do tendão patelar pode ser completa ou incompleta. Se ocorrer uma ruptura completa, o mecanismo extensor da perna fica inviabilizado. A rotura completa, na grande maioria das vezes, ocorre em tendões que já apresentavam algum grau de tendinite. As rupturas em tendões sem antecedentes de processos inflamatórios são raras. Nos casos de rotura do tendão, a indicação é de tratamento cirúrgico, para sua reinserção óssea, geralmente na patela.

•“Over use” (uso excessivo): as sobrecargas causadas por tensões repetitivas excessivas sobre os joelhos podem levar a lesões dos tendões e ligamentos, pelo fato dessas estruturas possuírem uma capacidade de regeneração muito lenta.

As causas mais comuns de lesões do ligamento patelar são os processos inflamatórios de natureza traumática, por submetê-lo a esforços excessivos ou intensamente repetitivos que, por vezes, podem ocasionar rupturas do tendão.

As rupturas do tendão patelar são facilitadas pela associação com degenerações, microtraumas repetitivos e exagero das cargas impostas ao joelho.

Algumas enfermidades sistêmicas como diabetes mellitus, insuficiência renal crônica, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico favorecem essas rupturas, bem como podem acontecer também nas pessoas que tenham feito múltiplas infiltrações de corticosteroides, nos usuários de esteroides anabolizantes e corticosteroides.

Os principais sinais e sintomas dependem da natureza das lesões do ligamento patelar. Assim, podemos ter:

Tendinite: dor intensa no joelho, dor ao andar, correr ou saltar, sensibilidade aumentada em torno do tendão, hematomas na região do joelho e dificuldades em dobrar e esticar a perna.

Rotura do ligamento: a ruptura completa é totalmente incapacitante. Os sintomas principais são aparecimento de dor súbita, incapacidade de extensão ativa, patela fora de sua posição anatômica, inchaço, hematoma e limitação funcional.

Nenhum comentário: