Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Frutas: importantes para a "economia" do organismo!





As frutas têm grande valor nutritivo, além de certos efeitos sobre a fisiologia1 e até mesmo atuam beneficamente sobre determinadas enfermidades. Elas, contudo, não devem ser vistas como tratamento para nenhum quadro clínico, mas apenas como medidas coadjuvantes, de efeitos limitados.

Elas não substituem as medicações, quando necessárias, e seus efeitos só se referem aos sintomas, não às causas das doenças. As propriedades aqui apontadas só valem para o consumo regular e prolongado da fruta e não para o uso esporádico delas.


Laranja: a laranja é uma fruta híbrida, pouco calórica, criada a partir do cruzamento do pomelo e da tangerina. Pode ser descascada e comida ao natural, espremida para obter suco ou usada para fazer doces, bolos ou geleias. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Os pequenos caroços duros, habitualmente não comidos, podem ser usados em algumas receitas. Igualmente, a casca pode ser usada em diversos pratos, seja como ornamentação, seja para acrescentar sabor a eles. A camada branca entre a casca e os gomos, raramente é utilizada. A laranja é muito conhecida como importante fonte de vitamina C, mas também contém outros nutrientes, como proteínas, gorduras, outras vitaminas (A, B1, B2, B3) e sais minerais (cálcio, potássio, fósforo, sódio, enxofre, magnésio, cloro, silício e ferro).

Banana: embora pareça uma fruta banal, devido à sua abundância, a banana é essencial à boa alimentação e ao combate de uma série de condições fisiológicas alteradas (câimbras, hipertensão arterial, diarreias, anemias, enjoos, entre outras). As bananas geralmente são comidas ao natural, mas podem ser fritadas, cozidas em água, assadas ou usadas sob as formas de doces, bolos, tortas, sorvetes, etc. As espécies de bananas mais comuns no Brasil são a nanica, a prata, a banana-terra e a banana maçã. Embora em 70% seja composta de água, a banana contém três açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) e é rica em fibras, potássio, vitaminas A e C. A banana também é muito rica em outros minerais (cálcio, ferro, magnésio) e outras vitaminas (B6, B12), sendo indicada para crianças anêmicas, mulheres grávidas e pessoas alérgicas. A banana é ótima para combater a diarreia infantil e deve ser dada à criança nesta ocasião.

Maçã: há diversas espécies de maçãs. Dependendo da espécie, a maçã pode ter casca verde, amarela ou vermelha e seu sabor pode variar de adocicado até o levemente ácido. No Brasil, as modalidades mais consumidas são a fuji, a gala, a red, a verde e a melrose. A maçã pode ser consumida em sua forma natural ou ser utilizada na fabricação de sucos, doces, tortas e bebidas (bebida alcoólica). Da sua casca seca pode-se fazer um chá que tem propriedades diuréticas. O melhor, no entanto, é consumi-la ao natural e com casca, pois aí se concentram seus principais nutrientes. Frutifica melhor em locais de clima frio. A maçã é um fruto com tantas propriedades salutares que um ditado inglês diz: “An apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico afastado). A maçã é um fruto cuja casca contém pectina (que ajuda a reduzir o colesterol) e, além disso, é rica em vitaminas B1, B2, niacina, ferro, fósforo, sódio e magnésio. Ajuda, entre outras coisas, no controle do colesterol, da diarreia, da hipertensão arterial, da anemia, além de contribuir na prevenção do câncer do cólon, próstata e pulmão. Cada 100 gramas de maçã tem, em média, 55 calorias e 1,5 grama de fibras.

Manga: a manga é uma fruta típica de regiões quentes (tropicais), rica em vitaminas A, B e C e em elementos como cálcio, fósforo, ferro, potássio e carboidratos. A manga contém elementos que fazem parte das enzimas digestivas e da absorção dos nutrientes e que são auxiliares dos movimentos peristálticos intestinais. A manga possui, ainda, boa quantidade de potássio (embora menor do que o abacate, a banana, a laranja e o mamão), fósforo, magnésio e ferro. Esses últimos elementos contidos nessa fruta, entram na composição dos músculos, do sangue, dos ossos, dos dentes e dos hormônios. A manga “limpa” os radicais livres do organismo, além de ser um excelente antioxidante. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto e como depurativa do sangue. Ela pode ser consumida ao natural, espremida como suco, utilizada em doces, sorvetes, etc. Cada 100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Abacaxi: o abacaxi, fruta própria de regiões e épocas quentes, é rico em vitaminas A, B e C, fosfatos, ferro e magnésio. Cerca de 86% de sua composição é de água, mas ele também possui bromelina, uma enzima capaz de degradar certas proteínas, sendo útil para favorecer a expectoração e a eliminação de germes que se agarram à luz intestinal por meio de mucos. O abacaxi parece contribuir com a destruição das células cancerosas, além de evitar enjoos e vômitos (inclusive os causados pela cinetose), a prisão de ventre e a má digestão. Pode ser consumido em sua forma natural, espremido como suco, levado ao forno ou usado sob a forma de doces, de bebidas, sorvetes ou picolés. Soluções feitas a partir do abacaxi, quando aplicadas ao couro cabeludo, ajudam a evitar a caspa (dermatite seborreica). As propriedades do abacaxi desaparecem quando a fruta é submetida a temperaturas muito altas, como as que são necessárias para o cozimento e, por isso, é melhor que ele seja consumido cru.

Mamão: o mamão é originário da América Tropical. Existem muitas modalidades de mamão. As variedades de mamão mais conhecidas e usadas no Brasil são o mamão papaia, o mamão formosa, o mamão-da-baía, o mamão-macho e o mamão-da-índia. Quando maduro, o mamão apresenta um sabor doce e suave e é rico em vitaminas A, C e E, carboidratos, cálcio, ferro e potássio. Funciona como laxante, calmante, diurético e digestivo e ajuda no combate às inflamações e na coagulação do sangue. O mamão contém fibrina, uma substância raramente encontrada fora do corpo, especialmente valiosa na coagulação do sangue. Na dermatologia, tem efeito cicatrizante. Pode ser consumido maduro, em sua forma natural ou como suco, ou verde, sob a forma de doce. Da espécie papaia aproveita-se quase tudo: da parte interna do tronco pode-se retirar e comer a polpa, que depois de ralada e seca, assemelha-se ao coco; das raízes cozidas extrai-se um tônico para os nervos; das folhas prepara-se um chá digestivo; do suco extraído das folhas faz-se um vermífugo, usado também como digestivo e para tratar eczemas, verrugas e úlceras; das flores prepara-se um xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite e gripe. Além disso, a casca pode ser esfregada sobre a pele para tirar manchas, suavizar a cútis áspera e eliminar rugas. As sementes frescas, quando mastigadas, eliminam vermes intestinais e são eficazes contra câncer e tuberculose. Cada 100 gramas de mamão tem, em média, 50 calorias.

Abacate: o principal produtor mundial de abacate é o México. O abacate é uma fruta rica em vitamina E (embora contenha também vitaminas A, B e C), gordura monoinsaturada, sais minerais (fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio) e glutationa (um poderoso antioxidante). Além disso, contém açúcar, lecitina, tanino, fitosterol, ácidos oleico, linoleico e palmítico e mais proteína que qualquer outra fruta. A gordura do abacate, a mesma do óleo de oliva, por ser de origem vegetal, não aumenta o colesterol LDL (“mau” colesterol), mas aumenta o colesterol HDL (colesterol “bom”). Pode ser consumido em sua forma natural (a polpa), em saladas, espremido sob a forma de suco ou de maionese e creme para aplicação sobre a pele (amaciante, hidratante) ou o couro cabeludo (para eliminar a caspa ou para amaciar os cabelos). Tem efeitos benéficos, entre outras condições, na osteoporose, eliminação de gases, reumatismo e gota. Contribui para o bom estado das artérias, dilata os vasos sanguíneos, abaixa a pressão arterial e tem ação anti-inflamatória.

Uva: existem várias espécies de uva. As mais conhecidas no Brasil são a uva itália, a niágara, a branca e a rosada. De acordo com a espécie, a uva pode ser de cor preta, rosada ou verde. A uva é uma fruta rica em sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio), vitaminas C e do complexo B e tem, entre outros, efeitos calmantes, diuréticos, laxativos, antirreumáticos e antibronquíticos. As modalidades vermelhas têm efeitos antioxidantes e anticancerígenos, além de evitar o envelhecimento precoce e as uvas verdes têm efeitos antivirais e antibacterianos. Quanto mais escuras, mais as uvas contêm flavonoides e resveratrol (um poderoso antioxidante). Para se usufruir de todos os benefícios que elas podem dar, as uvas devem ser integralmente consumidas, incluindo cascas e sementes. As cascas das uvas contribuem para aumentar o HDL (colesterol “bom”) e diminuem o LDL (“mau” colesterol). As uvas protegem contra doenças cardíacas e cânceres. Podem ser consumidas ao natural ou como doces, saladas, geleias, farinhas, espremidas como sucos e como componentes de vinhos.


AMANHÂ TEM MAIS!

Nenhum comentário: