Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Disfunção erétil e uso de medicamentos




Os homens que tomam muitos medicamentos devidos a problemas de saúde crônicos como hipertensão, diabetes e colesterol alto são mais propensos a ter problemas de impotência.

D.C.Londoño e colaboradores urologistas da Los Angeles Medical Center investigaram o tema em 37.700 usuários de um grande plano de saúde da California, nos Estados Unidos, e descobriram que aqueles que tomavam três ou mais remédios tinham mais taxas de disfunção erétil

Em geral, 16% dos homens (com 45-69 anos) que tomavam dois medicamentos registraram disfunção erétil moderada.

Entre os que consumiam de três a cinco tipos de medicamentos, 20% tinham o problema. O número subiu para 25% dos que tomavam de seis a nove tipos e para 31% entre os que ingeriam pelo menos dez medicamentos.

A disfunção erétil é mais comum em homens mais velhos, com sobrepeso, fumantes ou que tivessem problemas de saúde como diabetes ou hipertensão.

Segundo os autores, o achado não diz que os próprios medicamentos são os culpados. Eles dizem que é possível, por exemplo, que os fármacos possam piorar a disfunção erétil devido a interação medicamentosa - mas não é possível confirmar a informação a partir dos dados da pesquisa.

Os autores enfatizam que os homens com disfunção erétil não devem deixar de usar os remédios, mas que eles podem pedir tratamentos alternativos a seus médicos.

Nenhum comentário: