Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Violência no Trânsito





A violência no trânsito é a soma do estresse físico, psicológico e social, além da direção agressiva, distúrbio de comportamento e características pessoais, como educação familiar e outros fatores.

Todos esses componentes estão presentes nos conflitos de trânsito e na mídia, como algo de cunho "policial".

A violência é, de alguma forma a perda de capacidade de se adaptar e, na defensiva, a pessoa parte para o ataque, com gestos obscenos, palavrões, luta corporal, ou agressões com instrumentos ou armas de fogo. As conseqüências são desanimadoras.

Muitas vítimas todos os anos. Na cidade de São Paulo há cerca de 30 chamadas por dia referentes a problemas desse tipo.

Estudos mostram que cerca de 15 a 20% dos motoristas têm algum tipo de distúrbio psicológico e não deveriam ser habilitados. Cerca de 18% não conseguem se adaptar ao estresse provocado pelo trânsito e 12% mostram comportamento agressivo ao volante, dando "fechadas", invadindo farol vermelho, desrespeitando as sinalizações, colando na traseira, jogando farol alto, buzinando excessivamente e outras atitudes descontroladas.

O veículo nessas circunstâncias transforma-se em uma arma muito perigosa.

Deveria haver um REAL método de seleção rígida para habilitar os motoristas e o teste psicológico eventualmente aplicado não mostra ser o suficiente para isso.

Seria importante avaliar impulsividade, compulsão, agressividade, distúrbios comportamentais e doenças mentais.

Mas aí eu me pergunto: se todos nos passássemos por uma avaliação CORRETA, qual de nós poderia ser habilitado?

Um comentário:

Anônimo disse...

ODEIO VIOLENCIA.