Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Testes genéticos começam a ser oferecidos no consultório médico...

Proposta dos exames é avaliar risco de doenças ligadas à alimentação, como obesidade, intolerância à lactose e ao glúten.

Médicos brasileiros estão oferecendo no próprio consultório testes genéticos para avaliar o risco de doenças ligadas à alimentação, como obesidade, intolerância à lactose e ao glúten. Especialistas em genética, no entanto, questionam a utilidade clínica desse tipo de exame, que pode custar mais de R$ 1.600.

O exame é feito com uma amostra de células bucais do paciente, que o médico colhe com cotonete, deposita em papel especial e encaminha para o laboratório. A análise dos genes indica se a pessoa tem perfil favorável ao surgimento de algumas enfermidades. Mas no caso de doenças como obesidade e câncer, que também dependem de fatores ambientais, especialistas afirmam não ter grande utilidade.

Uma das empresas que comercializam os testes preditivos no País é a Eocyte Pharma Care, que oferece exames para 36 doenças. O carro-chefe são os três da área de nutrigenômica: intolerância à lactose, doença celíaca e obesidade, que supostamente também mede o risco de diabete e problemas cardíacos.

Como tudo que é novo, o preço começa lá em cima, mas certamente após alguns anos, com perda de patente, produção em massa, e outros fatores, teremos a democratização da genética no consultório, isto é, daqui algum tempo você poderá ir ao consultório médico e pedir uma "bateria" de exames genéticos "in loco" para saber quais serão suas predisposições para doenças em quaisquer níveis.

Quem viver, verá.

Nenhum comentário: