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sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Programa de computador ajuda crianças com transtorno de atenção.

Um programa de computador se mostra promissor no alívio de alguns dos sintomas do DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) e hiperatividade em crianças, sugere um novo estudo da Ohio State University.

Pesquisadores testaram um software desenvolvido por uma empresa sueca em conjunto com o Instituto Karolinska, uma universidade de medicina, em Estocolmo, que mostrou mudanças significativas em cinco semanas.

O programa de formação da memória em áreas como atenção, planejamento e organização e memória de trabalho demonstrou mudanças significativas para os alunos, explica o co-autor do estudo Steven Beck, professor de psicologia da universidade de Ohio.

Este programa realmente pareceu fazer uma diferença para muitas das crianças com DDA. Não vai substituir a medicação, mas poderia ser uma terapia complementar útil.

O software é projetado para melhorar uma das principais deficiências encontradas em pessoas com o transtorno: a memória de trabalho.

A memória de trabalho é a capacidade de reter informações por tempo suficiente para alcançar um objetivo. Por exemplo, você tem que lembrar um número de telefone por tempo suficiente para que você possa discá-lo. Os alunos têm de lembrar a passagem de um livro que acabou de ler, para entender o que está lendo no momento.

Outra autora do estudo, Christine Hanson, estudante de pós-graduação em psicologia, afirma que este tipo de memória é necessária para conseguir fazer as atividades diárias.

A memória de trabalho é fundamental na vida cotidiana, e certamente para o sucesso acadêmico, o que é muito difícil para crianças com DDA.

O estudo envolveu 52 alunos, com idades entre sete e 17 anos, que frequentavam uma escola particular em Colombo, que atende crianças com dificuldades de aprendizagem, muitas com diagnóstico de DDA. Todas as crianças utilizaram o software em suas casas, sob a supervisão de seus pais e os pesquisadores.

O software inclui um conjunto de 25 exercícios que os alunos tinham que completar dentro de 5 a 6 semanas. Cada sessão era de 30 a 40 minutos de duração. Os exercícios estão em um formato de jogo de computador e são projetados para ajudar os estudantes a melhorar a sua memória de trabalho, explica Puffenberger Synthia, também estudante da pós-graduação.

No início, as crianças adoram, porque é como um jogo. Mas o programa tem um algoritmo construído que torna os exercícios mais difíceis, próprios para os alunos aprendem melhor.

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