O tabaco é o fator de risco mais prevalente e evitável para doenças cardiovasculares.
Espera-se que o uso de cigarros com baixo teor de nicotina e alcatrão (cigarros light) seja menos prejudicial que o consumo de cigarros comuns.
Um estudo do periódico Heart comparou efeitos crônicos e agudos de cigarros light e comuns sobre a velocidade do fluxo de reserva coronariano (CFVR).
Cada fumante foi submetido a ecocardiograma, incluindo medida do CFVR, após 12 horas de jejum e sem fumar.
Dois dias depois, cada um fumou 2 cigarros numa sala fechada por 15 minutos e, 20-30 minutos após, fez-se ecocardiograma.
Um grupo de indivíduos saudáveis não fumantes serviu de controle. Segundo os resultados, os valores de CFVR médios foram similares entre usuários de cigarros light e comuns e, significativamente, menores que os controles.
O consumo de 2 cigarros light reduziu agudamente a CFVR de 2,68 para 2,05, e o consumo de 2 cigarros comuns reduziu de 2,65 para 2,18, segundo um teste t (p=0,001).
Portanto, fumar cigarros com baixo teor de nicotina e alcatrão afeta a CFVR com a mesma gravidade que fumar cigarros comuns.
Os valores de CVFR são similares entre usuários de cigarros light e comuns e significativamente menores do que nos controles.
Pesquisar este blog
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário