Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Volume de substância branca no córtex motor e prejuízo motor no autismo.

Sinais motores podem servir de marcadores para déficits em sistemas paralelos importantes para socialização e comunicação.

A correlação entre estes sinais e medidas de ressonância magnética permite investigar anormalidades cerebrais no autismo.

Um estudo do periódico Brain avaliou se a substância branca radiada dentro do córtex motor primário pode predizer debilidade motora em crianças autistas.

Para comparação, foram estudadas crianças com desenvolvimento normal (DN) e portadoras do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Segundo os resultados, crianças autistas mostraram correlação positiva entre debilidade motora e volume da substância branca radiada do córtex motor primário e pré-motor, e quanto maior o volume piores eram as habilidades motoras.

Não se observou correlação significativa para crianças com TDAH e DN.

Portanto, esta correlação observada, que parece específica para autismo, pode ser representativa de padrões globais de anormalidades cerebrais que não apenas contribuem para prejuízo motor, mas também para déficits de socialização e comunicação no autismo.

Nenhum comentário: