Pesquisar este blog

domingo, 8 de outubro de 2017

Dores no quadril 


A articulação do quadril consiste em uma articulação formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur. Essas estruturas são cobertas de cartilagem que permite que os movimentos sejam feitos. 

O quadril realiza os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa, além do movimento de circundação.

Algumas doenças como osteoartrite (artrose ou desgaste), artrites (principalmente a Artrite reumatoide e Espondilite Anquilosante), distúrbios circulatórios da cabeça femoral (osteonecrose) entre outras, podem gerar lesões na cartilagem articular do quadril e comprometer os movimentos. 

Aos poucos, o paciente vai apresentando dor e a diminuição dos movimentos impedindo de realizar atividades do dia a dia.

Em alguns, casos as lesões podem ser tratadas com a fisioterapia, no entanto, quando há um desgaste irreversível do quadril pode ser necessário fazer uma artroplastia do quadril para restabelecer os movimentos da articulação e alivia a dor.

A artroplastia é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição da cabeça fermoral como acetábulo por uma prótese, que é formada por uma haste metálica e uma cabeça protética.

A cirurgia melhora a qualidade de vida do paciente que consegue andar e realizar suas atividades sem limitações.

Se o material da prótese for de boa qualidade ela pode durar até 25 anos.

Após a artroplastia o acompanhamento de um fisioterapeuta é essencial para a recuperação dos movimentos. 

O profissional irá estabelecer os limites do paciente para iniciar um plano de tratamento com a intenção de restabelecer a força e o equilíbrio.

Entre os exercícios usados para a reabilitação de um paciente que se submeteu a cirurgia de artroplastia de quadril estão: exercícios ativos, fortalecimento, propriocepção, treino de marcha e hidroterapia.

A quantidade de exercícios deve ser aumentada de acordo com a capacidade do paciente em realizar os movimentos.

O tratamento fisioterápico é indispensável para a recuperação do paciente após a artroplastia do quadril. 

É importante buscar um profissional que compreenda bem os mecanismos da cirurgia para que não ocorram complicações.

Nenhum comentário: